Rede social, aliada ou inimiga de sua carreira?

O perfil de redes sociais é uma poderosa ferramenta de marketing pessoal, ou pode ser um grande inimigo de sua carreira, depende de quais objetivos quer atingir e de como vai utilizá-la

É recorrente o assunto das redes sociais, em especial o facebook quando estamos em bares e restaurantes, prometo não entrar na discussão já massacrada de que as pessoas preferem a companhia virtual que a física, através da interação louca dos smartphones, também sou um pouco culpado deste crime, alimento meu vício de internet a qualquer momento e em locais que não deveria, quem nunca fez que atire a primeira pedra, só não envie corrente, mensagem ou convite para jogos, por favor!

Mas aqui a discussão é outra, quero refletir sobre a exposição através das redes sociais e especial de quem é a responsabilidade, alguns amigos são tão taxativos que preferem dizer de forma orgulhosa que não possuem redes sociais. Confesso que já tive algum constrangimento com o facebook, todos temos um amigo mais engraçado, mas aprendi a bloquear a publicação de outros na minha linha do tempo.

Porém, maior do que qualquer constrangimento que tenha ocorrido, é a felicidade de reencontrar velhos amigos, pessoas que compartilharam momentos especiais em minha vida, seja a turma do Rotaract de BH, meus amigos de Escola no Segundo Grau em Visconde do Rio Branco, muitas amizades retomadas, enfim, a alegria supera em muito, não, nem penso em desfazer meu perfil, mas também não tenho outra rede, a não ser o linkden, acho que nem conta. Mas a opção em não ter outras é mais relacionada a questão de tempo, e como toma tempo ter amigo.

A primeira coisa em relação a uma rede social é ter consciência de que as informações se tornam públicas, ou seja, todos terão acesso, assim como um colega da 8ª série, o seu próximo chefe, ou o Gerente de RH daquela empresa que você sonha, todos podem pesquisar seu perfil, dar uma espiadinha e conferir o que você tem postado e logicamente como trabalha na “VASP Vagabundos Anônimos Sustentados pelos Pais” ou um simples “Aff Odeio meu chefe”, “Chefe bom é chefe morto”, vão expor tudo aquilo que você passou rodadas de dinâmicas de grupo escondendo. Postagens como estas vão descontruir toda sua imagem de profissional, botando um boa oportunidade a perde.

A falta de um perfil poderá, em casos muito específicos, demonstrar uma tendência à reclusão social, ou até mesmo que tem um relacionamento amoroso imaturo, ou que quer esconder algo, repito, em casos muito específicos e extremos. Outro detalhe, perfil compartilhado com esposa ou namorada também vendem uma imagem muito ruim.

Vale observar que batalhões de psicólogos desenvolvem a cada dia metodologias lúdicas de dinâmicas e testes psicológicos extremamente complexos, a fim de conhecer os candidatos que disputam uma única vaga, é ingênuo imaginar que não vão dar uma pesquisada no seu perfil nas redes sociais.

Reconheço, como administrador e gerente, participei de inúmeros processos seletivos para contratar novos membros para minha equipe, em alguns casos, verifiquei sim o perfil do candidato em redes.

Assim uma rede social é apenas mais uma ferramenta de marketing pessoal, de extremo impacto, sejamos sinceros. Pois bem, vamos refletir, como tem usado seu perfil? É o jovem garotão que posta fotos de bebedeira e todo tipo de piadas?

Temos que fazer uma pergunta, não para o facebook, mas para nós mesmos, o que esperamos de nosso futuro? Quais são seus objetivos? Quer ser visto como um profissional de respeito e competência? Então está na hora de reposicionar seu perfil como uma ferramenta de apoio ao seu futuro, que vá contribuir com a realização do seu sonho.

Porém vale uma observação, ou dica, trataremos o perfil da rede social como uma vitrine, pois este é reflexo de sua vida, de sua forma de ser e de agir, assim deverá refletir profundamente sobre seus objetivos e qual o estilo de vida que se alinha com seu futuro.

Que imagem você quer vender? Torne seu perfil nas redes sociais o seu parceiro, comece a construir na rede o seu futuro profissional, opte por imagens de livros, faça comentários inteligentes, demonstre que participa de cursos e seminários, afinal seu perfil é uma espécie de currículo, de reflexo de sua vida, ele mostra quem realmente você é!

Pronto, vá lá fazer as alterações necessárias!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento