Café com ADM
#

Recrutamento e Seleção: Mentiram para você!

Pare de gastar com tudo o que dizem que será bom, e comece a montar seu networking hoje.

Vivemos hoje, a geração do consumismo, uma sociedade incentivada a gastar e gastar, e quando nada der certo, gaste de novo.
Gastamos porque sobrou um dinheirinho, gastamos porque ainda tem limite no cartão, gastamos porque estamos tristes, gastamos porque estamos com raiva, gastamos porque queremos ser alguém na vida.
Isso mesmo, gastamos porque queremos ser alguém na vida, e essa é a motivação deste artigo.

De 2008 até os dias de hoje fomos motivados ao consumo, facilidade em financiamento de casas, de carros, empréstimos, liberação de cartões de créditos e etc. O governo deu o peixe para o povo, mas não ensinou o povo a pescar.

Você já viu alguma propaganda do governo sobre o tesouro direto, na tv, facebook e etc? Eu ouviu falar do tesouro direto, em uma aula de finanças na faculdade, mas e as pessoas que não fizeram faculdades voltadas para finanças ou as que não fizeram faculdades? Elas não deveriam saber que existe um programa do governo que remunera pouca coisa melhor do que a poupança?
Ah, quando reduziu os impostos para comprar carro novo, de hora em hora passava propaganda na TV.
Somos um povo acostumado a gastar mais do que recebe, e a não investir nada para nosso futuro. Logo quando vem uma bolha de inflação, e as pessoas não conseguem honrar suas dívidas, vem o grande desespero e revolta. Vender os bens, perder qualidade de vida.

Tem uma frase do coringa que diz: “Se você é bom em algo, nunca faça de graça.”
E nesse sentido todos querem uma parte da torta, todos querem receber por qualquer coisa que façam.
“Se for grátis, desconfie!”
Nesse sentido, vejo um grande perigo para area de carreira profissional.
Pessoas que cobram e prometem te auxiliar a conseguir um bom emprego.
“Vamos trabalhar seu currículo, seu perfil do linkedin, e logo logo você estará empregado!”.
São tantas seduções que nos leva a gastar dinheiro. Existe uma máfia atrás de todas essas mentiras.
“Faça CPA 10, 20 etc e esteja 02 passos a frente” “Conta premium e descubra 30 erros no seu perfil”

Você rala para fazer um MBA e agora as pessoas dizem que MBA não é diferencial mais.
Uma vez me perguntaram se meu MBA era presencial ou a distância, me senti um pouco ofendido com isso, ainda mais por saber que na empresa tem várias pessoas que fizeram faculdade a distância. E a recrutadora estava preocupada se a minha pós era a distância? Achei estranho.
Me falaram que MBA já não tem muito valor, o que manda agora é mestrado.
Sabe quanto custa um mestrado na FGV? Mais de R$ 100.000,00 parcelado em 36 parcelas sem juros. Ganhe uma bolsa para mestrado, só que você terá aulas todos os dias a noite. Não estou querendo colocar dificuldade, mas voltar a estudar todos os dias a noite, trabalhar o dia inteiro, dar atenção para esposa e filhos. Quem está começando a carreira é ótimo, mas para muitos de nós, o tempo e o dinheiro para tal investimento é diferente. Fora o mestrado que é quase que específico para ser professor. A maioria dos administradores de empresa hoje, nem graduados são, para que o mercado está exigindo mestrado?

Outra coisa, utilizando a ferramenta de vagas do linkedin, eu acreditava que era só escolher uma vaga disponível e se candidatar. Surpresa!
Um pequena quantidade de vagas realmente é assim, mas a grande maioria você é encaminhado para outra página a qual deve se cadastrar e pagar um plano semestral ou anual.
Se eu escolher 10 vagas terei que fazer um plano anual em 10 sites diferentes? Se der sorte, algumas estão no mesmo site.
Isso é uma exploração da boa fé das pessoas, principalmente de quem está desempregado.

Um vez paguei para deixar meu currículo em uma empresa física, depois de muito tempo sem receber nenhum contato, me ligaram, falaram que era uma oportunidade ótima para mim, tinha tudo haver comigo. Me arrumei, coloquei minha melhor roupa, fiz a barba, tudo como é de praxe.
Fiquei uma hora sentado após o horário combinado. Eu e mais três pessoas. ficamos sabendo que já havia alguém sendo entrevistado e que ela era “Favorita”. Como assim favorita??? Resumindo, quando saíram da sala, estavam todos contentes, e para não perder o tempo deles, porque o nosso não parecia ser importante, resolveram fazer uma entrevista geral com todos. Confesso que foi minha pior entrevista, eu mal respondi o perguntado. Sabíamos que estavam só tentando justificar o nosso tempo ali. Logo, perdi tempo e dinheiro. Desempregado perdi tempo e dinheiro.

Mas as pessoas dizem que temos que investir se quisermos nos destacar.
Você gasta tempo e dinheiro e mesmo assim parece não funcionar.
Quero dizer o seguinte, o linkedin é uma ótima ferramenta, mas tem que saber usar. Não pode esperar ficar desempregado para entrar no linkedin, tem que ser antes, você tem que ser visto. Não é só criar uma conta e nunca mais entrar. Você tem que movimentar sua conta, ser visto, interagir com as pessoas, mostrar o que você realmente é.

Ficar de olho nas vagas. Se tem condições de uma conta premium, faça-a, mas não deposite suas esperanças nisso, pois é uma forma de gastar mais dinheiro e provavelmente não dará sucesso.
O sucesso no mundo das carreiras profissionais, é você ter uma Networking (rede de contatos), esse é o segredo que poucos vão te contar. Não estou dizendo para você fazer amizade por falsidade ou interesse, mas você se aproximar de pessoas que pode te levar além.

Conhece alguém bem sucedido, o que ele faz, com quem ele anda, onde ele frequenta, e comece a fazer coisas semelhantes. Não precisa ficar amigo de ninguém por interesse, pra isso já existem os puxa sacos, mas troque uma palavra com essas pessoas, faça uma amizade verdadeira e positiva com essas pessoas.
Tem muito banco hoje que diz receber currículos apenas pela internet, você acredita mesmo nisso?
QI: quem indica! No mundo dos negócios o “quem indica” tem um poder muito grande, e novamente não se trata de ser falso com ninguém, se trata de criar vínculos positivos com pessoas que podem te fazer crescer.

Os bancos postam vagas hoje mas que na verdade já estão preenchidas. Porque?
É uma fachada para parecer uma empresa boa, que sempre tem oportunidades, que disponibiliza as vagas pela internet. Mais uma mentira que conta para nós. Não chega a ser 100% fachada, essas vagas existem, mas são disponibilizadas primeiramente para concorrência dentro da própria agência. Se a vaga é interna para que divulgá-la externamente? Se ninguém interno for apto, aí sim divulga externamente. Poupe o tempo de pessoas que querem realmente crescer e tem o sonho de trabalhar com vocês. Sejam mais integradas agências!
Me diz com quem tu andas que direis quem és… isso é verdade. Cuide do seu networking.

Eu já apanhei muito na minha vida profissional, porque eu lutava da maneira errada, e quero ajudar a você lutar certo. Em outubro de 2018, vi uma mensagem no linkedin que me comoveu e tem me inspirado a continuar a escrevendo sobre carreira.
A moça dizia com revolta, que tinha faculdade, tinha pós, tinha CPA, entre tantas coisas que diziam que ajudava a dar um passo à frente, mas ela não conseguia um bom emprego. Eu pensei, cara, já passei por tudo isso. E como tem muitas pessoas que ainda passam por isso.

Gente, investir em você é maravilhoso, mas pare de gastar dinheiro com curso que recrutadores ficam postando na rede e investe esse dinheiro em um barzinho, onde os empresários da sua cidade vai toda semana tomar uma para relaxar.
Vá fazer uma academia, onde os empresários fazem. Puxe assunto, seja visto, cedo ou tarde, a pessoa irá querer saber quem é você, e o que faz, e são essas pessoas que te ajudaram a ter uma posição de sucesso.
Acredito em mérito pessoal sim! Mas, e principalmente, em cidade pequena ou onde você não conhece ninguém, dificilmente encontrarás emprego. Muitas pessoas reclama de funcionários incompetentes, mas porque não contratam o competente?
Porque o incompetente foi indicado por fulano e o competente não conheço o trabalho dele. O currículo é bom, mas fico com a indicação dos meus amigos.

Você pode não concordar com o que eu disse, talvez você seja um em mil que consegue emprego BOM, por méritos pessoais, mas a grande maioria que torra o dinheiro em curso, que faz tudo o que os recrutadores dizem ser bom e não conseguem um emprego, eu digo, reveja seu networking.
Pessoas que investem em cursos não tem tempo de bajular e nem de tentar forçar uma amizade em um barzinho, elas querem crescer por méritos próprios. Então elas investem pesado em cursos, mas nosso país, a cultura vigente é a do “quem indica”.
Tantos recrutadores falaram tantas coisas para você que não deu certo, vou te dar o meu testemunho de exemplo, o meu caráter nunca me permitiu parar de investir em cursos, mas o que me ajudou foi o networking.


O networking para gente oportunista é bom, mas o networking para gente que busca crescer na vida pelos próprios méritos é fantástico. Porque é a certeza de que você não é só um oportunista, mas uma pessoa que investe pesado em si próprio, e o que podemos esperar de uma pessoa que investe pesado em si próprio, se não grandes cosas?
Não custa nada você tirar pelo menos esse primeiro semestre de 2019 para investir tempo e dinheiro em networking, cursos sempre vão ter, e sempre terá um curso melhor do que eu você fez.


Tikun Olam
Adm. Patrick Lopes

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.