Recrutamento e seleção
Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção

Neste texto iremos falar a respeito do que provavelmente é um dos principais pilares da administração moderna, o recrutamento e a seleção

Neste texto iremos falar a respeito do que provavelmente é um dos principais pilares da administração moderna, o recrutamento e seleção.


Não é de hoje que sabemos a importância desses dois elementos que por serem “simples”, passam despercebidos na organização. Desde que o capital humano se tornou tão essencial para as organizações, vimos que a era “patrimonialista” foi deixada de lado em determinados casos, embora ainda exista.

O profissional moderno evoluiu e as formas de seleção não, podemos analisar várias formas em que os ofertantes de vagas deixaram a desejar. Em toda a minha história profissional participei de 5(cinco) processos seletivos , fui aprovado em 3(três) e nos outros 2(dois) ainda não descobri o motivo pelo qual não fui aprovado, e é exatamente nessa tecla que quero bater, o feedback.

Acredito eu que as entrevistas, os processos seletivos são mais do que apenas concorrência ou um teste para uma vaga, os processos seletivos envolvem muitos mais valores, para algumas pessoas é a chance da sua vida, a chance de mudar a sua perspectiva, e quando não aprovados são totalmente esquecidos.

Não quero generalizar, falar que todas as organizações fazem isso, mas em muitos casos vemos que elas não trazem um feedback sistêmico, um feedback em que todos os entrevistados conseguem obter às suas respostas e mais do que respostas, acredito que seja necessário informações como por exemplo, o motivo pelo qual não foi aprovado, os pontos em que errou, ou porque outro entrevistado foi selecionado. Isto ajudaria os concorrentes a não praticarem o mesmo erro nas próximas entrevistas, e com toda certeza seria bem mais fácil de ser digerido do que um “informamos que você não foi aprovado para esta vaga”.

Profissionais de RH, valorizem mais o Recrutamento e Seleção, valorizem mais o capital humano, o potencial humano, talvez o seu entrevistado não se encaixou na vaga que você ofereceu, ajude ele, dê um feedback mais positivo, faça com que ele cresça e um dia lembre que foi por conta de uma orientação sua que ele mudou de vida, conseguiu um emprego e começou a produzir mais pelo Brasil.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.