Café com ADM
#

Recomeçar é possível! Dicas para quem está em transição de carreira

De um dia para o outro você se depara com a busca por uma nova colocação no mercado. Os dias parecem ficar mais longos, a ansiedade aumenta, em uma semana faz mais de cinco entrevistas e na outra não recebe nenhum retorno, não são divulgadas vagas de acordo com o seu objetivo, e agora?! O que fazer? Estou em transição de carreira, por onde devo começar?

Os dias custam a passar, insônia, o telefone não toca, as contas não param de chegar, os amigos somem, o currículo não é selecionado, não recebo retorno, a ansiedade aumenta, não há vagas?! E agora? O que faço? Estou em transição de carreira, preciso de um trabalho, quero retornar ao mercado, por onde devo começar?

São muitas dúvidas, questionamentos, ansiedade, um verdadeiro mix de emoções quando você se depara com uma situação dessas. Não se desespere! Tudo passa. Por mais difícil que seja esta fase, ela terá fim. Independente se você foi demitido ou saiu por vontade própria, esta experiência lhe servirá de aprendizado, e você precisará ter paciência, perseverança e iniciativa. A partir deste momento, você necessita de três peças fundamentais: um objetivo, uma estratégia e um prazo. O objetivo, é com o que você quer trabalhar, qual sua área de atuação (vendas, logística, marketing, rh, etc) e em qual posição (operacional, tática, estratégica). Você pode até refletir sobre quais empresas gostaria de trabalhar, aproveite seu tempo livre para obter informações sobre as empresas que mais lhe atraem. Pesquise itens como cultura, valores, mercado e objetivos estratégicos. A estratégia, é como você fará para atingir o seu objetivo. E o prazo, é a sua expectativa para retorno ao mercado. Se você não dispõe de uma reserva financeira, este prazo tende a ser curto.

Pronto! Mãos à obra! Com seu plano de ação estruturado com o seu objetivo, estratégia e prazo, o primeiro passo é providenciar um currículo. Ele será a sua ferramenta de apresentação para as oportunidades que o mercado oferece. Não sabe como prepara-lo? Peça ajuda aos seus amigos, busque modelos na internet e se puder, invista em um profissional que lhe oriente a deixa-lo atraente aos recrutadores e aos headhunters. Currículo pronto?! É hora de divulga-lo para a sua rede de relacionamentos. Estatísticas comprovam que grande parte dos profissionais recolocam-se através de indicações de seus contatos. As redes sociais, também são grandes aliadas nessas horas. Dê atenção especial ao Linkedin, mantenha um perfil completo e atualizado com o seu objetivo, suas experiências, principais realizações e ganhos, peça recomendações e amplie o seu network. Utilize a internet à seu favor, busque eventos, cursos, workshops gratuitos na sua área de atuação ou que complementem sua formação. Manter-se atualizado é fundamental para quem busca uma nova colocação.

Divulgue seu currículo em agências de recrutamento e em sites de divulgação de vagas, existem alguns gratuitos, mas a grande maioria, necessita de um pequeno investimento. Mantenha-se atento as oportunidades, diariamente novas são divulgadas. Enviou o currículo e não foi chamado para uma seleção? Não desanime! Revise os itens do seu currículo, eles devem descrever suas últimas e mais relevantes experiências e realizações, além de ser escrito de forma clara e objetiva com fatos verdadeiros. Jamais minta! E lembre-se, um bom currículo não ultrapassa duas páginas. O tempo para o recrutamento de currículos varia muito de acordo com a urgência da vaga e de procedimentos próprios das empresas. Uns podem ser mais rápidos, outros um pouco mais demorados. Ocupe seu tempo com atividades ao ar livre, leia, seja voluntário, faça cursos, essas ações aliviam a pressão e a angústia dessa fase de expectativa. O que é seu, virá!

Recebeu um convite para participar de uma seleção?! Pesquise informações sobre a empresa, seja pontual, vista-se com discrição, são regras básicas mas que devem ser sempre lembradas. Durante a conversa com o recrutador, seja claro e objetivo, mas também sinta-se a vontade, caso tenha abertura, para esclarecer suas dúvidas. Este comportamento demonstra que está realmente interessado na oportunidade em questão. E por fim, independente do número de testes e de entrevistas que seja submetido, acredite em você!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.