Recebimento e transporte interno de material dentro de uma obra

Como solucionar os problemas correlacionados ao tema?

Por que olhar para o Recebimento e o Transporte Interno de Materiais como um dos desafios para o Controle de uma Obra?

Primeiramente precisamos entender que só Controlamos aquilo que Planejamos, ou que foi Planejado por alguém. Ainda vale ressaltar que todo o planejamento de uma obra é em cima de um determinado Prazo e Custo, que se tornarão as metas dos gestores do projeto. Para ser mais claro, uma obra é planejada através das diretrizes de Tempo e Dinheiro, muitas das vezes pré-definidas pelos seus investidores.

Exatamente por isso é que o Tópico escolhido se transforma em um desafio para o Controle de uma Obra. Dificilmente estes itens de Recebimento e Transporte Interno de Material são lembrados, ou contabilizados com exatidão, na etapa de Planejamento e Orçamento desta mesma Obra. Por isso o desafio!

Pois esta falta de exatidão impactua diretamente no acréscimo de Prazo ou estouro do Custo dessa Obra.

Muitas das vezes uma alvenaria de 10 m² é executada em 1 dia por 1 profissional e seu ajudante e assim ela é contabilizada no orçamento e lançada no Cronograma da Obra, porém para que assim seja, exatamente ao lado de onde será executada esta alvenaria, teremos que ter os seus 125 tijolos, os seus 2 sacos de cimento e 0,5 m³ de areia.

Como o orçamentista preveria com exatidão em qual ponto da obra estaria o almoxarifado, em qual local receberiam a areia ou estocariam o cimento.

Eis aí o motivo desse tópico se tornar um grande desafio para nós, os gestores das obras.

POSSÍVEIS SOLUÇÕES:

Pequenas Estratégias que podem diminuir estes furos no Planejamento e Controle;

- Imposição pela Empresa, da criação do Layout do Canteiro de Obras ainda na fase de Planejamento ou Orçamento dessa obra;

- Implantação de pequenos núcleos de recebimento ou estocagem de material dentro da obra para que possa ter uma melhor distribuição e proximidade das frentes de serviço;

- Contabilizar no orçamento uma verba de transporte interno mecanizado do material;

- Divisão do material em lotes e distribuição INTERNA pelas frentes de serviços.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento