Reavaliando sua carreira

Por Sonia Jordão

Até um tempo atrás, aposentar-se consistia em preparar-se para a morte. Hoje em dia é o ponto de partida para uma nova fase na vida. Se você estiver preparado, pode ser emocionante. A expectativa de vida aumentou e muito.


Analise os seguintes questionamentos e veja quais perguntas você ainda precisa buscar as respostas. Ao fazer essa análise e pensar no que pode fazer para responder a todas as questões positivamente você estará dando um grande passo para seu crescimento:

• Seu planejamento de carreira está preparado?
• Está capacitado a atender bem seus clientes?


• Está motivado para vencer as adversidades profissionais?
• Você sabe quais são seus pontos fortes e fracos?
• Sua capacidade de liderança está bem desenvolvida?
• Você sabe vender bem a sua imagem?
• Seu marketing pessoal está bem estruturado?
• Seu currículo está adequado às exigências do mercado?
• Já teve algum feedback sobre sua performance em entrevistas?
• Estão claras em sua mente quais são suas competências pessoais?
• Já definiu os próximos cursos a serem feitos e se programou para eles?
• Está conseguindo administrar bem seu tempo?
• Está capacitado a fazer uma apresentação em público?
• Sua administração financeira pessoal é eficaz?
• Já planejou sua segunda profissão após os 50 ou 60 anos de idade?
• Consegue usar adequadamente os recursos que tem disponíveis?
• Está preparado para enfrentar e implementar mudanças?
• Consegue ajudar a organização onde trabalha a solucionar os conflitos e melhorar o relacionamento entre os colaboradores?
• Está preparado para enfrentar uma avaliação 360º?
• Você já pensou se não é um agente de desmotivação dos membros de sua equipe de trabalho?
• Consegue atingir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal?

Procure alguém que possa ser seu mentor, coach ou sponsor (o nome não é tão importante, mas o resultado sim) e cresça como profissional! Obtenha apoio para o seu crescimento dentro da atual empresa ou prepare-se para buscar novas oportunidades no mercado. Busque seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Se não tiver ninguém do seu relacionamento com características adequadas a ser essa pessoa, contrate alguém com as experiências necessárias à suas exigências. Eu mesma faço esse trabalho, inclusive pela internet e por telefone. Conheça os benefícios que uma consultoria pessoal pode fazer por sua carreira. Geralmente os investimentos são compatíveis a cada profissional.

Através de um levantamento da situação atual é possível buscar soluções eficazes. E, após um diagnóstico, traçar um plano de ações para se atingir o sucesso almejado.

Além de ajudar a avaliar sua situação atual, é possível dedicar-se ao desenvolvimento humano, ministrando treinamentos comportamentais e gerenciais. O consultor precisa colocar todo seu conhecimento, experiência e habilidades a trabalhar para ajudar o profissional a ter o sucesso almejado.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e consultora organizacional. Autora do livro: “A arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos romances corporativos: “E agora, Venceslau? - Como deixar de ser um líder explosivo” e "E agora, Lívia? - Desafios da liderança". Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecerlideranca.com.br e www.umnovoprofissional.com.br.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.