Quero Matar Meu Chefe

A insatisfação gerada na equipe de trabalho quando o gestor descarrega suas frustrações na equipe, esquecendo que o seu papel é formar equipes de sucesso.

O jargão lembra um filme com direito a sequência, mas que na pratica é motivo de piada nos intervalos de produção, e nas paradas para café. Quando uma equipe se sente desmotivada devemos perceber o problema e descobrir sua causa o mais rápido possivel, rúidos na comunicação, insatisfações pessoais, disputas internas, ou o pior deles, a falta de preparo ou equilíbrio da gestão para liderar equipes e produzir resultados com base na motivação e comprometimento.

Vamos falar um pouco sobre o trabalho do Gestor, sua principal função é motivar a equipe para que a mesma conheça os objetivos da organização, saiba seu grau de envolvimento e responsabilidades, tenha metas claras e reais, saiba como agir diante de situações adversas, e principalmente fazer com que haja respeito e confiança no seu trabalho, fazendo assim quea equipe trabalhe com e por prazer.

Cabe ao Gestor assumir o risco, acertos e erros da equipe. Se o trabalho gera resultados positivos fica muito facil assumir a equipe, e se vangloriar dos resultados obtidos. Quando os resultados são negativos vemos um tipo de "gestor" que causa o sentimento cômico visto no começo desse artigo "Quero Matar Meu Chefe", a culpa sempre é de algum "subordinado", fulano não sabe nada, cicrano é burro, beltrano não consegue pensar, "Eu faço tudo, levo essa equipe nas costas...".

Vamos entender na prática como isso funciona, eu como Gestor tenho o dever de saber as limitações de cada colaborador, treinar e incentivar para que suas limitações sejam entendidas e melhoradas, sou eu quem deve exaltar as qualidades de cada colaborador, e sabendo cada perfil distribuir as tarefas de acordo com potencial, experiência e maturidade de cada um, se o perfil é reativo devo primeiro saber se tal perfil se enquadra no que preciso, em sendo aceitável devo deixar as tarefas desse colaborador totalmente atreladas a controles, e aos poucos auxiliar no desenvolvimento do profissional, fazendo com que o mesmo entenda a necessidade da proatividade. Se o colaborador é proativo devo conduzir de maneira mais livre seu trabalho, lhe dando liberdade de decidir dentro da sua responsabilidade. Alguns colaboradores precisam de incentivos individuais e diários, outros apenas de reconhecimento.

Tudo que foi explanado acima é algo que o Gestor deve conhecer para desenvolver seu trabalho da melhor maneira possivel, o ambiente organizacional possui ferramentas que amenizam o impacto da incerteza, "liderança situacional" é uma delas, portanto se o "gestor" não possui tais habilidades é grande aprobabilidade de ser motivo de conversas entre colaboradores, e o tema em tom de brincadeira poderá ser "Quero Matar Meu Chefe". Afinal um Gestor sempre saberá que a responsabilidade dos resultados da equipe é sua, seja o rersultado positivo ou negativo...

ExibirMinimizar
Digital