Quer uma gestão de pessoas nota 10: faça um diagnóstico e aplique as melhores estratégias

Todo gestor precisa saber entender e desenvolver sua equipe para expandir os negócios. Descubra quais são os maiores problemas na hora de gerenciar equipes

Toda organização precisa de pessoas para manter e expandir seus negócios, por isso, a habilidade de entender e desenvolver sua equipe é fundamental para qualquer gestor. Parece óbvio, mas muitas empresas têm tido problemas na gestão de equipes. Então, qual é a causa disso?

  1. Diagnóstico Recrutamento e Seleção

Começa por um recrutamento e seleção ruim devido aos métodos aplicados, assim como a fonte onde prospectamos mão de obra. Avalie se a descrição do cargo é coerente com o que o mercado pratica e certifique-se de que ela corresponda exatamente ao que o departamento requisitou.

Avalie também quais áreas da empresa têm pedido colaborador de última hora, porque o tempo do processo sendo muito curto compromete a pesquisa de bons profissionais.

Recomendamos que seja feito um planejamento de pessoal e que sejam abertas mais fontes para captação de pessoas. Além de uma company page no Linkedin, porque esta tem sido a mídia social principal para o mercado de trabalho.

  1. Diagnóstico da Integração

Outro fator é a integração de um novo colaborador, porque muitas vezes os processos de integração e capacitação não estão claros e o colaborador é colocado na frigideira com o fogo aceso e um crachá bem grande que diz ”em treinamento".

Situação difícil é quando a chefia imediata não tem as habilidades necessárias para gestão de pessoas. Neste caso, um bom talento pode ser desperdiçado.

Já presenciei situações em que as equipes atuais prejudicavam a inserção do novo colaborador. Seja inventando mentiras ou não ajudando em nada que envolva o novo profissional.

A integração precisa ser feita com base numa programação, em que serão vistos os departamentos da empresa, organograma, produtos ou serviços, descrição do cargo, expectativas para o cargo, clientes e outros fatores específicos que todos ao entrarem na empresa precisam conhecer.

Então se você acertou no começo, agora vamos apresentar estratégias para transformar sua gestão de pessoas numa fonte de receita, ambiente de trabalho agradável e produtivo.

  1. Forme líderes

Desenvolva a liderança de sua equipe. Selecione profissionais com aptidões para liderança. Monte um time incluindo, se possível, um integrante de cada área da empresa. Esse programa precisa de um foco estratégico e ser realizado continuamente. O laboratório será o próprio setor que conduzem.

  1. Treinamento

Treine, mas avalie o desempenho antes, durante e depois do treinamento. Treinar e não avaliar o resultado é jogar dinheiro fora e isso trava a liberação de recurso no orçamento financeiro da empresa.

Para isso, deixe claro quais são as expectativas de cada treinamento realizado, nem que seja somente uma métrica, mas faça isso. Mensalmente reúna seu RH, Diretoria e equipe em treinamento para avaliar as entregas do investimento em treinamento.

Resultados práticos precisam vir, por exemplo: aumento da produtividade, vendas, etc.

  1. Diminua as divisões

Uma empresa deve ter somente uma divisória, a da sala de reuniões. Já para os outros setores, não recomendamos salas separando equipes de trabalho. Quanto menos divisões, mais alinhamento e visibilidade do trabalho. Um grande ganho é a visibilidade para os gestores e integração dos times.

  1. Achate o organograma

Organograma demonstra uma estrutura que é necessária para a empresa, porém qual é o melhor modelo? O funcional onde temos uma estrutura verticalizada desenvolvida na década de 40? Será que sua empresa não merece algo mais inovador?

Acredito que a melhor estrutura é a matricial em que as áreas são integradas por projetos e processos de forma vertical e horizontal. Não temos ilhas departamentais e sim áreas trabalhando juntas ponta a ponta para entregar melhor aos seus clientes.

  1. Gestão de mudanças

Como sua empresa muda as rotinas e práticas de trabalho? Acredito que toda organização deveria ter seu método de mudanças.

Recomendamos o modelo de gerenciamento da mudança criado por John Kotter. São 8 passos para uma gestão mais eficaz da mudança. Mas isso é um tema que queremos continuar num próximo post devido a sua importância e relevância de mudar as pessoas e organizações.

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