Quer sobreviver ou criar novas oportunidades?

No momento de crise as empresas buscam cortar custos, principalmente aquelas empresas que administram por fluxo de caixa, e fatalmente o departamento de Marketing é um dos primeiros departamentos afetados. Mas, isso vale a pena?

Observamos e escutamos diariamente que tudo vai mal, mercado financeiro, balança comercial, dólar em alta e o consumo interno em pleno declínio. Mas e aí, nós empresários o que devemos fazer? Cortar custos? Fechar? Como decidir o que deve ser feito?

Se a sua empresa está bem estruturada com um planejamento estratégico baseado em indicadores internos e externos, muito provavelmente passará por momentos como o do cenário atual sem grandes riscos, com dificuldades, sim, mas os impactos serão amenizados, já que a empresa está preparada.

Infelizmente, nesse momento, o empresário que não está preparado e não pensou a médio e longo prazo e continua administrando a sua empresa pelo fluxo de caixa vai tomar decisões baseadas no caixa, sem planejamento. E é exatamente nessa hora que ele começa a cortar e o primeiro da lista normalmente é a área de Marketing. O budget de investimento em comunicação se não zera e demite toda a equipe fica bem próximo de fazê-lo.

Mais e aí, não dizem que “a propaganda é a alma do negócio”? O que fazer então? Como fazer?

Primeiro: O Profissional de Marketing nunca pode ser contaminado pelo ambiente, cenário ruim ou cenário bom, ele tem que estar capacitado e pronto para atuar nos dois momentos, mas isso normalmente não acontece, e por quê? Ele está mergulhado na operação da empresa e no cenário pessimista que se esquece de sair de dentro da sua sala, atravessar a rua e observar, analisar e tomar decisões que façam com que a empresa seja rentável, buscar outros mercados e outras formas sustentáveis para aumentar as vendas.

Segundo: Planejar, executar e controlar. Essas são as premissas de qualquer atividade, seja profissional ou pessoal, somente buscando a excelência nas três que se alcança o sucesso e também estará pronto a enfrentar qualquer novo desafio.

Terceiro: A tecnologia acelerou tudo e a comunicação é uma delas, existem empresas que tentarão “sobreviver” nesse momento e outras que aproveitarão o momento para criar novas oportunidades, buscar novos mercados, se adaptar ao cenário atual e continuar crescendo. E afirmo que é possível e de duas formas:

  • Melhorando processos, fluxos e tornado a produção mais eficiente, e
  • Comunicando.

Mais e aí como comunicar se não tenho verba?

O “especialista” irá otimizar ao máximo a verba de marketing, criará diretrizes e irá planejar a comunicação para que ela se torne mais eficaz e o resultado final de toda e qualquer ação seja convertida em novas receitas ou maior rentabilidade. É o Marketing (especialista) o responsável por pensar, planejar, executar e controlar com o único objetivo. Gerar resultados positivos para a empresa.

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