Quer ser a primeira opção de seu cliente? Faça com que ele se lembre de você, seja presente!
Quer ser a primeira opção de seu cliente? Faça com que ele se lembre de você, seja presente!

Quer ser a primeira opção de seu cliente? Faça com que ele se lembre de você, seja presente!

Para ser a primeira opção de seu cliente no momento que ele precisar fazer uma compra, tem que estar presente para ser lembrado

Comecei a vida de vendedor antes do "boom" das redes sociais, o e-mail estava ganhando importância na rotina de trabalho, enterrando o fax, e o celular deixando de ser pessoal e passando a ser um contato também profissional. Foi o fim da era "romântica" dos vendedores tradicionais que usavam bip e tinham rotina de estar 100% de rua, fora dos escritórios, com as programações e roteiros de visitas. Estou nesse momento em Recife e essas lembranças vieram à tona porque um gerente geral da empresa em que eu trabalhava na época era pernambucano, daqueles "arretados", e dizia: "Lugar de vendedor é na rua, no cliente! Se quer vender tem que ser lembrado, tem que estar na mente do comprador no momento que ele precisar fazer um compra".
O mercado mudou, as empresas otimizaram os processos, se concentraram no core business, as estruturas ficaram mais enxutas e o tempo de resposta para tudo foi reduzido, fruto da evolução dos meios de comunicação. Consequentemente, o tempo que os clientes dedicavam a receber os vendedores, aquele cafezinho que o vendedor usava como pretexto para poder fazer um follow-up, colher uma informação importante ou até mesmo se aproximar do cliente criando uma empatia, praticamente foi extinto, principalmente nos grandes centros onde a "correria frenética" ganhou proporções até exageradas no meu ponto de vista.
Mesmo diante desse cenário atual, com essa nova forma de se relacionar com o cliente mais à distância, o conceito do meu chefe da época continua muito pertinente. Ser a primeira opção continua sendo uma grande vantagem competitiva para o vendedor. Isso garante uma posição favorável em relação aos seu concorrentes, mais tempo para se preparar, chance de propor uma solução que coloque a empresa em uma posição também vantajosa... são vários os benefícios e vantagens e, certamente, as chances de conseguir vender aumentam de forma muito significativa.

É possível estar próximo do seu cliente mesmo não conseguindo visitá-lo com a frequência necessária? Sim, é possível e aí entra o conceito de atendimento à distância que aproxima e não que distancia. As redes sociais são uma realidade que, quando bem usada, aproxima as pessoas, seja no âmbito pessoal como no âmbito profissional. Veja bem, a utilização de redes sociais para se relacionar com os clientes deve ser usada com muito bom senso e ética profissional, talvez aí seja um dos maiores desafios. Cada vendedor precisa se reciclar e entender como utilizar essas novas ferramentas de forma a se aproximar do seu cliente.
As interações das grandes empresas com seus consumidores finais estão sendo feitas pelas redes sociais de forma exponencial e os resultados são extraordinários! Adicione seus clientes na conta do Facebook, Instagram e LinkedIn.

Obviamente, nem todos vão aceitar por entender que esse tipo de relacionamento é apenas para assuntos pessoais, mas aos poucos esse paradigma vai sendo quebrado e você terá a chance de interagir postando novidades da sua empresa, produtos e, por que não, tambem abordando aspectos pessoais como enviar felicitações aos aniversariantes. Eu tenho feito isso: hoje mesmo dei os parabéns a um cliente pelo seu aniversário de casamento, semana passada foi a formatura do filho de um grande cliente e o simples fato de curtir a foto e dar um parabéns de comentário mostra que você dedicou alguns minutos e se importou com aquilo. Parece que não, mas pense como você fica feliz quando no dia do seu aniversário vê centenas de mensagens no seu mural. Verdade ou não?

Se você, vendedor, conseguir usar essas novas ferramentas para ser presente com o seu cliente, pode ter certeza de que será lembrado assim que ele precisar comprar, mesmo não estando fisicamente, ou passando toda a semana para tomar aquele cafezinho.
São várias possibilidades de interação que as redes sociais possibilitam. Use com moderação e profissionalismo. Boas vendas!
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