“Quem não se comunica se trumbica”, já dizia Chacrinha.

Qual é a importância de ser comunicativo e saber “vender seu peixe”? Ora, essa é a saída quando se está diante de um mercado que exige cada vez mais dos profissionais, como o atual. Leia o artigo e conheça as 21 dicas para melhorar a qualidade da sua comunicação com o mercado!

Qual é a importância de ser comunicativo e saber “vender seu peixe”? Ora, essa é a saída quando se está diante de um mercado que exige cada vez mais dos profissionais, como o atual. Hoje, para ter sucesso, é necessário conhecer o próprio “produto”, saber seu preço, estabelecer metas, identificar sua posição no mercado, saber quem é seu cliente e então se comunicar com ele, divulgando e fortalecendo a própria “marca”.

Em outras palavras, é preciso fazer marketing pessoal 5.0.


Conhecer suas qualidades, defeitos e explorar o que há de bom no seu perfil: essas ações são a essência do marketing pessoal. Profissionais que se valem delas são mais produtivos e vendem mais. Em via oposta vão os que pensam que o marketing pessoal se resume ao uso de roupas adequadas a cada ocasião e à passagem por cursos de oratória.

Essas são apenas duas etapas do processo, já que a execução completa deste requer autoconhecimento e conhecimento do seu público-alvo. Isoladamente, elas não são capazes de assegurar uma posição profissional. Com esse intuito, é preciso se preocupar com o autoconhecimento, desenvolvimento, o aprimoramento da inteligência emocional, o planejamento estratégico pessoal e profissional, o comprometimento com objetivos e resultados, o espírito de equipe, entre outros tópicos que sustentam a eficácia do marketing pessoal.

Conteúdo também é muito importante. Sem ele, qualquer chance de visibilidade pode ter efeito nulo. Tomemos como exemplo o caso de pessoas que conseguem, em determinado momento, grande exposição em programas de televisão e que, sem saber se aproveitar disso, voltam rapidamente para o absoluto anonimato. Para evitar situações como essa, o segredo está na comunicação de qualidade.

São fatores a favor dela:

1. Ter sempre o currículo atualizado.

2. Identificar e conhecer muito bem o produto chamado “você”, suas habilidades, competências, diferenciais, forças e fraquezas.

3. Ter muito claro quanto você vale, pois se você não se valorizar ninguém irá fazê-lo.

4. Mapear todos os seus clientes em potencial: família, amigos, colegas de trabalho – na igreja, no jogo de futebol, no shopping, nas palestras, cursos e assim por diante (networking estratégica).

5. Vender seu peixe.
6. Tendo sempre um cartão de visita com celular, e-mail e empresa (se for o caso);

7. Esforçando-se para transmitir uma imagem adequada, tanto no aspecto estético quanto comportamental.

8. Sendo atencioso e educado.

9. Ouvindo muito, prestando atenção às pessoas, olhando dentro dos olhos.

10. Falando, sem medo, nem arrogância – para que as pessoas o conheçam melhor.

11. Ajudando os que realmente precisam de você.

12. Proferindo palestras nas igrejas, em comunidades, nas faculdades, e arriscando sempre para que você vença a timidez, caso esta seja uma limitação sua.

13. Relacionando-se com pessoas de sua empresa e de mercados afins, sem esquecer a troca de cartões de visita.

14. Enviando textos seus, de opinião, para jornais de bairro, veículos de comunicação de sua empresa ou revistas especializadas de sua cidade, região ou até de abrangência nacional.

15. Tentando fazer-se fonte de referência para jornalistas.

16. Sendo 100% ético (nunca a ética esteve tão valorizada).

17. Usando sites de relacionamento (networking) de forma profissional e madura, sem expor, nunca, sua vida privada.

18. Mandando e-mails com notícias e informações relevantes para sua network e participando de grupos de discussão, para manter vivo o contato com as pessoas e fazê-las lembrar-se de sua existência.

19. Ligando para os amigos periodicamente, e não somente quando se está desempregado e precisando deles.

20. Sendo proativo.

21. Investindo, de forma equilibrada, tanto em seu conhecimento, como em sua vida pessoal.

Siga essas dicas e comece a aparecer agora!

Afinal, de nada adianta ser o melhor profissional desconhecido do mundo, como sempre falo.
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    Alexander Baer

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    Sou Empresário (Presidente da Alexander Baer & Associados desde 2001), Administrador por formação e Mestre Candeeiro por vocação, ou seja, tenho como missão levar luz àqueles que buscam o desenvolvimento pessoal, profissional, organizacional e empreendedor, Professor do MBA da Fundação Getulio Vargas desde 2006, Palestrante motivacional, gestão, liderança e vendas, Consultor para Profissionais Liberais e Coach Estratégico em Planejamento de Vida e Carreira. Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas Mestrando em NeuroMarketing pela Florida Christian University - Orlando USA Experiência de 30 anos em empresas de grande, médio e pequeno porte. Multinacionais e Nacionais! Minha Missão: 1 - O Melhor Alexander Baer para o Alexander Baer, gerando prosperidade, equilíbrio e abundância para mim! 2 - Identificar, sugerir e orientar soluções para as empresas e profissionais impulsionar e alavancarem seus negócios, carreiras e vida, através das ferramentas: planejamento e gestão estratégica organizacional, de vida e carreira, do programa para líderes sintonia com o Sucesso – o que uma Orquestra e um Maestro tem para ensinar, gestão do marketing e marketing pessoal estratégico! 3 - Sou Mestre Candeeiro por vocação, ou seja, tenho como missão levar luz (soluções) àqueles que buscam o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. 4 - Transformar pessoas, profissionais e organizações, por meio das minhas soluções: consultoria on-line, palestras e cursos presencial e online, coaching estratégico, aulas, DVDs, E-books, vídeos e EAD. FOCO NO ESTRATÉGICO Alguns resultados de Alexander Baer nos últimos 16 anos como empreendedor: Nº pessoas treinadas = + de 107.325 pessoas Nº palestras realizadas = + de 544 palestras Nº aulas/turmas ministradas no MBA da FGV = 193 turmas ministradas Nº clientes atendidos em palestras e cursos = + de 923 clientes Nº clientes atendidos em consultoria de marketing = + de 38 clientes Nº clientes atendidos em Coaching Estratégico = + de 191 clientes O QUE FAÇO 1 - Solução de EAD – Ensino à Distância para você e sua empresa: Curso online Como Planejar a sua Vida e Carreira Palestra online Planejamento Estratégico de Vida e Carreira Sintonia com o Sucesso – O evento que vai tocar você e sua empresa 2 - Palestras e Cursos para formação e capacitação: Como Motivar a equipe e aumentar suas vendas Marketing Pessoal de visibilidade e autoridade Nos trilhos do Suces$o! estratégias de impacto para resultados! Estratégias vencedoras para o Suces$o da sua empresa Alunos conectados, professores conectados – visibilidade, autoridade e inovação 3 - Palestras que vão tocar você e sua empresa com Orquestra e Maestro ao vivo: O que uma orquestra e um maestro tem para ensinar às empresas e líderes Sintonia com o Suces$o Show de Atendimento Sintonia com o Suces$o em vendas Sintonia com o Suces$o um espetáculo de gestão empresarial 4 - Autor dos DVDs (excelente brindes para colaboradores e clientes): Planejamento Estratégico de Vida e Carreira em Cenário Digital Planejamento Estratégico de Vida e Carreira 5 – Consultoria online para Profissionais Liberais: www.tbctirarabundadacadeira.com.br/consultoria 6 – Autor dos E-books para o Seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Como ganhar muito mais VISIBILIDADE e AUTORIDADE através do Marketing prático aplicado para sua profissão, carreira e negócio©. SUCESSO – Opiniões, artigos e dicas para você chegar lá! Volume 01©. ÁREAS DE ATUAÇÃO Planejamento Estratégico pessoal, profissional e organizacional; Desenvolvimento pessoal e profissional; Liderança; Equipe x EUquipe; Motivação; Gestão; Vendas; Espetáculo de Atendimento; Estratégias:

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