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Que é SEO e como escolher o melhor serviço para o seu site

Embora sempre evoluindo, e geralmente para a frustração das pessoas que trabalhem com marketing, a otimização dos mecanismos de busca (SEO) ainda é um dos componentes mais importantes do marketing na internet

É muito importante para que qualquer empresa, independentemente do tamanho ou área de atuação, possa colher os frutos dos seus serviços, desde que seja bem feito, é claro.

Para ter certeza de que o seu fornecedor de serviços de SEO te oferece os melhores resultados possíveis para a sua campanha, eu organizei uma lista de qualidades que todos os serviços avançados têm em comum, a qual você deveria dar uma olhada quando for escolher um serviço.

Experiência sólida em SEO.

Agências de SEO são muito baratas, com uma nova agência aparentemente surgindo do nada quase que diariamente.

E só porque alguém diz ser um especialista em SEO, não significa que ele realmente saiba o que está fazendo. Por tanto, é importante checar o histórico de um fornecedor de serviços de SEO, seus trabalhos, as referências e os anos de experiência.

Enquanto a idade não é um indicador imediato de confiabilidade, qualquer empresa de SEO que tem conseguido se manter a tona por uma década mais do que provavelmente tem um grupo de clientes felizes para se gabar.

Experiência Técnica em SEO.

Habilidade em SEO significa ter conhecimento sobre os aspectos técnicos de SEO, os quais incluem:

Estrutura do site e fácil visualização em rastreamentos;

Otimização da página e o uso de palavras chave e caracteres de HTML;

Link buildinge outros métodos de otimização externas ao seu site.

Os melhores serviços de SEO têm uma abordagem holística para o SEO. Por tanto, você precisa de alguém que seja especialista nesses três aspectos.

Comprometimento com Técnicas White Hat.

Um SEO confiável usará somente técnicas seguras de white hat SEO e nada que possa fazer com que o Google penalize o seu site, como compra de links, criação de contas falsas em rede sociais, e o uso de links em redes de blog.O uso artificial de link building talvez seja uma das maneiras mais rápidas de prejudicar a sua classificação nas paginas de resultados dos mecanismos de busca (SERP); infelizmente, muitos profissionais em SEO conscientemente ignoram os avisos do Google.

Serviços além de SEO

Tão contra intuitivo quanto parece, um fornecedor de serviços de SEO confiável irá além de pesquisas de marketing, oferecendo uma auditoria abrangente de marketing na internet e um plano que aproveite todos os canais e plataformas possíveis para melhorar o desempenho do seu site nas seguintes maneiras:

  • Visibilidade online
  • Geração de clientes
  • Conversões

Por que pagar uma empresa que somente trabalha com link building, quando existe uma melhor no mercado fazendo o mesmo de uma maneira muito mas eficaz?

Prazos de entrega claros.

Contratar os serviços de um fornecedor de SEO significa ter concordado com prazos de entrega de serviços específicos a serem esperadas da sua transação. O que podem incluir, mas não estão limitados somente ao seguinte:

  • Uma auditoria de site
  • Relatórios mensais
  • Testes de qualidade
  • Implementação de KPIs (indicadores chave de desempenho) alvo.

Essas entregas de serviço são importantes para saber se a sua campanha de SEO está bem sucedida ou não.

Conhecimento das tendências da indústria.

É importante para um especialista de SEO se manter atualizado a respeito das ultimas tendências da indústria. É extremamente importante, pois SEO muda constantemente, e seguir as melhores práticas é a melhor maneira de proteger o seu site de penalizações, ou pior, de ser completamente banido dos resultados de pesquisa.

Especialistas em SEO conhecerão o cenário atual de SEO assim como conhecem a palma de suas mãos. Eles também terão uma ideia geral de o que esperar das atualizações futuras, baseados na direção dos mecanismos de busca como o Google está fazendo com os suas atualizações de algoritmo. (ex. Foco mais forte no conteúdo de qualidade).

Ceticismo sadio quanto às tendências de algoritmo de busca.

Se alguém alega saber tudo sobre o algoritmo de busca do Google, essa pessoa provavelmente não o que está dizendo.

Claro, eu sei quais métodos tem efeitos positivos e adversos na classificação de um site no Google SERPs, mas eu não posso dizer que conheço todos os detalhes do algoritmo de busca do Google, tampouco posso dizer que sei exatamente como ele mudará no futuro.

Conhecimento sobre dados de backend.

Especialistas avançados em SEO também terão conhecimento sobre dados de backend de um site. Talvez a maior razão para contratar os serviços de um especialista em SEO encontra-se em quão técnico isso pode tornar-se, inclusão de codificação, definição de metas, e analise de dados, tudo o que é a metade do que faz o SEO tão eficaz.

Para alcançar resultados eficazes, saber os conceitos básico, ou geral de SEO não é suficiente. Você também precisa de conhecimento de dados de backend.

Habilidade de interpretar dados de um site.

Dado o grande volume de informações e números que entram em cena com SEO, é importante que um fornecedor saiba o que os dados ou análises lhe estão dizendo.

Com as várias táticas que você pode utilizar para aumentar a sua classificação, a sua análise de dados te dirá tudo o que você precisa para saber sobre o que está ou não funcionando – o único problema é se você sabe ou não para onde olhar e o que significam os dados.

Um profissional em SEO deve entender as análises de dados do seu site, identificar o impacto (ou ausência do mesmo) de medidas específicas implementadas na sua campanha, sabendo exatamente o que manter ou trocar ao seguir em frente.

Conhecimento sobre os canais que afetam SEO.

Com tantos canais de comunicação que podem afetar a classificação do seu site nos mecanismos de busca, é necessário que os fornecedores de SEO saibam como cada um entra em cena com a sua campanha.

Por exemplo, enquanto as redes sociais podem não ser um sinal direto de classificação, (assim como declarado por John Mueller em uma entrevista), os dois ainda têm ligações indiretas que valem a pena serem otimizadas, tornando-as importante para entender o seu papel na classificação da sua empresa nos mecanismos de busca do Google. Redes sociais podem ser usadas para trazer o tráfego para as landing pages no seu site, assim melhorando as suas classificações.

Um entendimento da real meta de SEO.

Qual é o foco do SEO? Seria trafego por meio de altas classificações nos resultados das paginas dos mecanismos de busca? Ou seria conversões, o processo de conversão de um visitante em um consumidor?

Apesar de, a princípio, SEO esteja totalmente relacionado ao melhoramento de classificação para aumentar o trafego, o verdadeiro objetivo é fazer com que mais pessoas se tornem clientes. Um fornecedor de SEO confiável saberá disso assim como ele sabe da importância de avaliar a situação como um todo.

Excelentes habilidades comunicativas.

Os melhores profissionais em SEO têm a habilidade de explicar conceitos avançados de SEO de forma que um leigo possa entender, ajudando os empresários a entender o que realmente está acontecendo com as suas campanhas. Profissionais em SEO devem ter a habilidade de comunicar claramente porque uma alteração recomendada tem que ser feita no seu site, fornecendo argumentos compreensíveis e resultados esperados claros.

Comunicação também é uma habilidade importante quando o seu profissional em SEO tem que trabalhar com os funcionários de TI da sua empresa, o que obrigatoriamente acontece em algum momento.

Fornece prazos realistas para resultados.

Você sabe uma maneira de identificar um fornecedor de serviços de SEO duvidoso? Quando ele te promete resultados visíveis em um espaço curto de tempo, como uma semana ou algo assim.

A dura realidade sobre SEO é que qualquer classificação aumentada para uma certa palavra chave feita por otimização do site mostrará resultados depois de algum tempo. Qualquer um prometendo o contrario ou está mentindo ou usando algum tipo de método black hat SEOque pode terminar penalizando o seu site.

Se você me perguntar, eu sou muito mais propenso a confiar em alguém que te dar um longo prazo para dar resultados na criação de conteúdo e criação de links necessários (o que pode levar muito tempo) a alguém que promete resultados instantâneos.

Uma abordagem para link building com qualidade acima da quantidade.

O sucesso de uma campanha de SEO depende do sucesso dos seus esforços em link building. Já se foi o tempo de link building por volume e pagar por links, então você deve provavelmente evitar qualquer provedor de SEO que utiliza esse tipo de abordagem.

Com a atualização do Google Penguin feita para farejar técnicas black hat de link building, o foco agora está em link building de alta qualidade, desenvolvendo maneiras de alcançar posicionamento alto nas paginas de classificação de sites de forma natural.

Estudos de caso.

Estudos de caso servem como uma prova de quão bem os serviços de um fornecedor de SEO funcionou para seus clientes. Os melhores fornecedores de SEO estarão mais do que felizes em te enviar cópias ou links para seus estudos de caso ou referências, te dando uma ideia de quão felizes seus clientes ficaram com o trabalho deles. Naturalmente quanto mais estudos de caso bem sucedidos, mais uma empresa de SEO estará propícia a te dar grandes resultados.

Conhecimento de Marketing do mundo real.

Quando se trata diretamente disso, a base de SEO é muito parecida com o marketing regular.

Por exemplo:

O conteúdo tem que conduzir o valor do seu produto ou serviço, ajudando a converter o leitor em um cliente;

O conteúdo e as mensagens têm que apelar para que o usuário leia as páginas dos resultados dos mecanismos de busca, dando-lhes uma breve porém detalhada descrição do que o seu site tem a oferecer.

Habilidade de se ajustar a sua área de atuação.

Embora as curvas de aprendizagem estejam sempre presentes, os melhores fornecedores de serviços de SEO são capazes de se adequar a qualquer área de atuação de uma empresa, mesmo que seja TI, vendas, revendas, análise de dados ou serviço de atendimento ao consumidor.

Profissionais em SEO são esperados a serem capazes de trabalhar efetivamente com os seus funcionários, se ajustando a sua personalidade, visão e estilo de comunicação.

Um talento para resolver as coisas

Campanhas eficazes de SEO estão totalmente voltadas para a obtenção de resultados.

SEO é em grande parte um processo de tentativas e erros, porem grandes profissionais em SEO não vão parar por nada até conseguirem superar os obstáculos e problemas. Claro que isso significa que a sua empresa precisa ser racional o suficiente para experimentar técnicas de SEO e programas de testes A/B.

Conclusão.

Independentemente se o seu negócio for uma pequena startup, uma grande organização, ou alguma coisa entre as duas, se você precisa alcançar tráfego da internet para o seu marketing ou vendas, trabalhar com a otimização dos mecanismos de buscas definitivamente tem que estar nas suas táticas.

Ao contratar um especialista em SEO, procure por alguém com visão real, alguém que possa identificar os objetivos sob medida para a sua situação única.

Acima de tudo, seja paciente. Campanhas de SEO bem sucedidas podem levar vários meses para dar bons resultados, então não espero um ganho instantâneo em classificações e tráfego. Como mencionado anteriormente, qualquer empresa prometendo ganhos rápidos provavelmente não devem ser confiadas com o seu dinheiro.

E você? Tem alguma qualidade recomendada em SEO que gostaria de compartilhar?

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