Café com ADM
#

Quatro Regras para enfrentar uma Negociação

Você tem o melhor produto do mercado, mas anda perdendo várias vendas para seus concorrentes que muitas vezes não são lá essas coisas, e você sabe disso. Entra confiante numa negociação e no final sai derrotado por razões que são no mínimo esdrúxulas?

Você tem um problema comum do meio mercadológico. Mesmo havendo cursos e cursos sobre o assunto muitos profissionais estão a deriva neste meio. Não há porção mágica que te faça aprender a negociar do dia para a noite. Somente a prática poderá aperfeiçoar o profissional para a negociação. Porém, existe quatro regras que podem te ajudar a aperfeiçoar a arte da negociação.

1- Seja implacável com as palavras. Porém, não confunda com arrogância, prepotência ou ira. Trata-se, sensivelmente de utilizar palavras como apoio sólido à argumentação. Esta argumentação tem que ser terminada, não quebre o racocinio pela metade. Deste modo o terreno para o debate se situa nas palavras e não no oponente. Qualquer intervenção deve ser para uma pergunta, nunca para contestá-la, da mesma maneira que, quando faz um discurso, ou seja, com três partes: introdução, argumentação desenrolada e conclusão, que deve ser feita com mais força e deve ser marcante.

2- Não dê nada por pressuposto. As suposições são inimigas dos fatos. A negociação tem que ser feita por alguém que usa a argumentação. Nunca por quem escuta os contra-argumentos. O êxito numa negociação dependerá de como você se prepara para ela. Você só terá argumentação necessária se estudar muito bem o alvo da negociação. Quando se tem uma preparação antecipada, as palavras saem com firmeza, e você se torna implacável. Os contra-argumentos se tornam ganchos usados a seu favor.

3- Não tomar nada como algo pessoal. Isto distorce o sentido do assunto em questão e o que é mais importante, te desvia do objetivo real. As questões plantadas no terreno pessoal estão carregadas de elementos instáveis, que não favorecem o alcance do acordo, salvo que se encontre numa situação muito favorável, que se traduziria em debater com alguém que te admira incondicionalmente, o que dificilmente acontecerá. As contra-argumentações dos oponentes têm que ser encarada com frieza. Eles foram treinados para te suprimir.

4- Entre fundo na argumentação e negociação: Isto é muito notado. Quando alguém mostra interesse em um tema, demonstra o quanto ele conhece e o quanto será difícil de ser derrotado. Por isto, você tem que ser o maior interessado. Mostre interesse e entusiasmo, com isso você invalida a força de contra-argumentação do oponente. Davi tinha mais interesse que Golias, por isso venceu. Quando o oponente nota a grandeza do adversário naquela empreita, ele o respeita e não fica tão confiável em si mesmo. Ninguém acreditará no seu produto se você mesmo não acreditar nele. Compre a idéia antes de vendê-la. Todos procurarão enfraquecê-lo e prová-lo. Se passar pelas etapas acima, você conseguiu o sucesso. Então acredite em você mesmo... ...E vença sempre!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.