Quatro doses de realidade para uma carreira de sucesso

É tempo de ser protagonista!

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” Peter Drucker

Quando estava na faculdade, ouvi essa frase diversas vezes. Tive a sorte de ter bons mestres. Dos mais de 30 professores (só na graduação) poucos realmente nos levavam a verdadeira realidade do mercado.

Hoje o principal erro dos estudantes, profissionais e empresários é esperar o cenário ser criado para poder agir. Nosso modelo de ensino condicionou as pessoas a terem “modelos prontos”, dificultando exercitar o nosso lado criativo.

Rubem Alves era bem inovador diante desses novos desafios, ele mesmo afirmou: “A memória não carrega peso inútil”. O que você tem carregado?

Não existe um caminho certo, existe o seu caminho. Este deve ser criado por você. Para que esse caminho seja bem sucedido as melhores doses de realidade são:

1) Tenha bons conselheiros

Já ouvi o mito que se conselho fosse bom ninguém daria, vendia. Hoje, conselhos de pessoas bem sucedidas, coaches e mentores custam caro. Tenha bons conselheiros, desde amizades a contatos profissionais. Porém, todo cuidado deve ser tomado antes de pedir conselhos, principalmente sobre nossos objetivos. Uma dose de prudência e inteligência, nos ajuda evoluir.

2) Busque conhecimento e transforme em sabedoria

O conhecimento nos ajuda em todo o momento. Dizer que não precisamos estudar seria hipocrisia. Porém, devo considerar que quantidade de diplomas não são os fatores determinantes do sucesso. O conhecimento nada mais é que o ato de tomar ideia de determinada situação. A sabedoria está em fazer e transformar o que você já conhece em prática. Ouse praticar, isso te levará a sabedoria.

3) Tenha uma boa rede de contatos

Não adianta ter três mil amigos no facebook, se nenhum deles te levam ou não te ajudam a chegar a lugar algum. Qual a qualidade da sua rede de contatos? Ter bons contatos nunca é demais, essa é a força preponderante para alavancar sua carreira.

4) Ame o que você faz

Essa frase tem se repetido muitas vezes. Steve Jobs disse uma frase que não esqueço: “Para ter sucesso, é necessário amar verdadeiramente o que faz”.
Ninguém consegue ficar a vida toda fazendo algo que não ama. E se fizer, terá uma vida infeliz, escrava e tortuosa. O segredo está justamente na qualidade do que é feito quando estamos satisfeitos: FICA VERDADEIRO!

ExibirMinimizar
aci baixe o app