Quanto você vale? Uma reflexão sobre o seu salário.

É natural do profissional sempre achar que ganha pouco, que deveria ganhar muito mais. Mas já paraste pra pensar se você merece?

É natural do profissional sempre achar que ganha pouco, que deveria ganhar muito mais. Mas já paraste pra pensar se você merece?

Existem alguns pontos que muitas vezes não nos damos conta do porque ganhamos um valor menor que o do colega ao lado, que exerce a mesma função que você. Vale à pena refletir antes de sentir aquele desconforto. Segue alguns deles:

Tempo de profissão

Se não é por demanda de mercado, onde faltam profissionais qualificados, o argumento válido é o tempo de experiência. Que tipo de situações o indivíduo vivenciou a ponto de considerar como um diferencial? Por quais empresas você passou? Durante esta trajetória o que agregaste a empresa e a si mesmo?

Conhecimento

Sabemos que as empresas estão cada vez mais enxutas, mais horizontais. Portanto, ter um conhecimento generalista sobre o ramo onde atua a empresa lhe permite atuar em diversos segmentos de negócio da organização. Com isso, as oportunidades aparecerão. Desde que é claro, se demonstre o interesse.

Relacionamento

Às vezes, ao comparar-se com os demais notamos que estas duas premissas não são válidas. O colega caiu de pára-quedas e ainda assume uma posição maior que a sua. Isto se deve ao marketing pessoal. Existem certas pessoas que sabem se vender tão bem a ponto de "mascarar" o que efetivamente sabem fazer. O problema que quem sofre as conseqüências são seus subordinados.

Após colocar estes pontos no papel, podemos nos sentir desmotivados e reparamos que não merecemos mesmo e que a saída é uma oferta da empresa concorrente para que possamos negociar um aumento na empresa atual.

Isto está errado, até porque dificilmente alguma empresa prestará atenção em você se você já não faz um bom trabalho. Devemos nos preocupar na qualidade do nosso trabalho independentemente da onde estejamos, para que assim, possamos ser cobiçados.

Deixar a depressão chegar e fazer um trabalho ruim porque ganha mal, não fará o seu chefe sentir pena e dar um aumento porque você está insatisfeito "nem aqui, nem na China".

ExibirMinimizar
Digital