Quanto valem os seus dados?

Esse artigo tem como finalidade abordar sobre o gerenciamento de dados empresarial e a importância da tecnologia da informação.

No mundo empresarial a informação é decisiva e importante para está de frente Da concorrência, podemos verificar os inúmeros casos de espionagem empresarial e de casos de empresas que fecharam por perderem seus dados empresariais. Nesse contexto necessitamos fazer as seguintes perguntas: Quanto vale meus dados? Como mensurar? Como protegê-los?

Para responder a primeira pergunta, podemos quantificar de diversas formas, a mais usual está relacionada ao seu faturamento pelo dia, mês e até ano.

Fazendo uma análise hipotética para responder a segunda pergunta, os dados de um orçamento são gravados em uma planilha quando esse arquivo é apagado sem a sua percepção imediata, logo o seu concorrente provavelmente ganhará essa oportunidade.

Dessa forma, devemos proteger nossos dados contra diversos cenários, seja contra a espionagem através de criptografia, do ataque cibernético por intermédio de antivírus confiáveis e finalizando através de mecanismo de cópias de segurança, ou seja, backup que poderá versionalizar por espaço de tempos em relação a arquivos modificados.

Apesar de alguns administradores ainda pensar em sua infraestrutura de TI como algo que acarreta prejuízo, devemos observar que em um ambiente competitivo a chave para prevalecer é como podemos ter um ambiente em que os dados estão protegidos.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Cláudio Rapôso

    Cláudio Rapôso

    Mestrando em Administração (UAA-PY), MBA em Gestão de Projetos (Instituto Graduarte), Bacharel em Engenharia de Produção (Faculdade Estácio de Sá do Recife) e Bacharelando em Engenharia Civil (Faculdade Estácio de Sá do Recife). Participante das equipes Campus Party Recife (2012 à 2016), Palestrante sobre Gestão Industrial, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, Gestão de Equipe e Empreendedorismo, Marketing e Neuromarketing. Professor Autônomo de Excel Avançado, Microsoft Project e Primavera Project.

    café com admMinimizar