Quanto mais comunicação mais ação

A importância da comunicação para envolver, orientar equipes, alcançando assim resultados mais rápidos com ações mais eficazes, e melhores direcionadas.

Muitos gestores tem receio de compartilhar informações com sua equipe, e muitos não sabem lidar com as ferramentas e meios de comunicação, não retransmitem e-mails do RH, não passam assuntos a serem disseminados que são abordados em reuniões gerenciais, não falam sobre os resultados da empresa, do departamento, não dão feedback, enfim deixam a equipe perdida e sem saber para onde ir, e se esquecem de que quem não sabe para onde ir qualquer lugar serve.

Se ficar claro para sua equipe qual é a meta do departamento, da empresa, além deles se sentirem mais parte dos mesmos, conseguirão ter ações mais focadas para atingir esses resultados. Se você ao passar atividades deixar claro os prazos, o objetivo, e o por quê daquilo dificilmente haverão erros, ou retrabalhos.

Se você periodicamente seja quinzenalmente, mensalmente, sentar com a sua equipe, discutir melhorias, possíveis insatisfações, críticas, ambiente, projetos, evitará que os problemas fiquem grandes, muitas vezes uma simples conversa evita que um mal entendido se transforme numa frustração e até mesmo uma possível demissão de algum funcionário. Além de com isso você pode também descobrir talentos ocultos, conhecer mais seus funcionários, como pensam, entre outros.

Não seja leviano e desperdice o trabalho das outras áreas, ou dos seus colegas de trabalho, quando uma informação chega a você e pedem para que seja compartilhada com a equipe de fato compartilhe, você é a pessoa designada para isso, a empresa confiou em você, evite falha e falta de informação, e não deixe seus funcionários saberem dos fatos depois que já aconteceram e por terceiros, evite constrangimentos e insatisfações desnecessárias.

Hoje não há desculpas para o distanciamento entre gestor e equipe, mesmo se você estiver viajando exite e-mail, telefone, Skype, vídeo conferência. Com a forte concorrência e velocidade no mundo a comunicação também tem que acompanhar, quanto mais comunicação mais ações são geradas, mais situações são ajustadas, além da empresa conseguir andar na frente da concorrência se conseguir antecipar ações, e isso só é possível se houver gestores antenados, e ágeis.

Se coloque no lugar das pessoas, da empresa e use a comunicação como o termômetro da sua área, se periodicamente medir você evita uma febre na equipe!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento