Quantas horas deve ter o seu dia para fazer tudo o que deseja?

Gerenciamento do tempo ou gerenciamento pessoal? A não organização de nossas atividades mina nossa energia, e com isso gera o caos

Ao perguntarmos quantas horas seriam necessárias para que todas as atividades tanto no âmbito profissional e pessoal serem cumpridas dentro do mesmo dia, é de fato que teremos muitas respostas como: 32 horas, 50 horas, ou então não dormir. A realidade é que se tivéssemos todo esse tempo, teríamos atividades para todas as horas, correndo o risco de falarmos que seria pouco. Neste tempo em que a velocidade de informação é uma realidade na qual vivemos e que temos uma vida que não se desliga por completo do mundo tecnológico, temos uma sensação que os dias e as horas não estão a nosso favor. O fato é que temos um dia com 24 horas e cabe a cada um organizar vosso tempo neste período, para que o mesmo seja aproveitado ao máximo acumulando qualidade de vida e desenvolvimento profissional. Diante desta realidade o tema Gerenciamento de tempo, esta sendo abordado e trabalhado fortemente, sendo uma excelente ferramenta comportamental e profissional, para que aos que desejam ter um diferencial no mercado de trabalho e na vida.

Para transformar o tempo em aliado, se faz necessário trabalhar pontos como: Planejamento, Organização, Disciplina, e foco. Lembre-se, tome decisões em sintonia com seus objetivos e antes de tudo trabalhe um compromisso com você mesmo para alcançar produtividade e eficiência, crie novos hábitos.

O primeiro passo é organizar a bagunça para ter produtividade, e definir de maneira clara seus objetivos, caso contrário, haverá dificuldade em atingi-los, porém os mesmos devem ser, mensuráveis, atingíveis, relevantes e específicos, e com esta definição, mantenha-os em mente e monte uma ação sobre os mesmos, lembrando que a lista deve ter contexto, ou seja, tempo determinado para cada ação e para cada segmento a sua respectiva lista, do trabalho é do trabalho, lista de atividades pessoais será outra totalmente separada, neste ponto me refiro ao foco, ou seja, no trabalho, por exemplo, não conseguirá sair para fazer compras. Notar que a falta de foco faz com que qualquer pessoa se mantenha ocupada demais para solução dos problemas pela falta de clareza do mesmo, e com isso não obtém um resultado eficaz.

Um exercício funcional e de grande importância é anotar as atividades que tenha em mente para executar, com isso terá melhor visão sobre todas e sem sobrecarregar sua mente, porém é de grande importância sempre ler diariamente as atividades a fazer, não se esqueça de que nosso cérebro é monotarefa e nossa memória é falha, e toda ajuda a ele é bem vinda.

Determine prioridades, e as dê uma sequência numérica as atividades, isso lhe ajudara no seu dia a dia e determine prioridades, e analise também a atividade que lhe trará mais ganhos diante da conclusão da tarefa. No decorrer do mesmo, registre as novas atividades que possam aparecem, e reestabeleça nova prioridade caso necessário, pois pode haver dentre as novas tarefas, uma maior urgência na solução das mesmas, com este exercício o objetivo é ter mais resultados com menos esforço ou estresse, a qualidade de vida é consequência. Colocando em prática todo o contexto pontuado, poderá começar atividades esquecidas, como práticas de exercícios, a visita aos amigos e parentes, tempo para investimento em si mesmo, desenvolver e ativar o networking, cuidar da espiritualidade, e etc.

A atitude e ação é o ponto chave deste artigo, pois temos que trabalha-los na hora certa e fazer o que realmente importa, e caso não tenha data para referida atividade estipule uma, com isso você determina o tempo limite de ação e não corre o risco da mesma cair em esquecimento perante as demais atividades, e em nota caso seja possível delegar a atividades com compromisso, delegue. Lembrando que a vida é feita de decisões, o que custa caro é não decidir, e o aumento de urgências que será consequência, aumenta o estresse minando toda a sua energia, e fazendo por muitas vezes haja o bloqueio do individuo, ou seja, não se consegue ter uma ação funcional diante das dificuldades do dia a dia.

Não conseguimos parar o tempo, pelo fato que o mesmo é uma constante, porém o que deve ser trabalhado é o gerenciamento pessoal com disciplina, compromisso, ação, e a famosa blindagem contra tomadores de tempo, ou seja, aquela parada sobre o nosso tempo para contribuir para uma atividade que não nos agrega valor algum, ou não nos faz crescer de certa forma, veja aqui alguns exemplos: uso desnecessário de redes sociais o tempo todo, conversas negativas e etc.

Ao dedicarmos e praticarmos exercícios para o gerenciamento pessoal, e administração de nossas atividades, absorvemos ganhos intangíveis em todas as divisões de nossa vida, seja ela família, amigos, trabalho, projetos, enfim, basta o primeiro passo e desejo de crescimento e qualidade de vida. Desempenhando com compromisso consigo mesmo, irá se destacar rumo ao sucesso e conseguir aproveitar às 24 horas de seu dia. Você pode começar agora e já obter ganhos, e se o hoje já passou, amanhã terá a oportunidade de ter 1.440 minutos novamente, reflita quanto vale o seu minuto e o que tem feito de melhoria para si mesmo! O sucesso, família e amigos e seus projetos te esperam.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento