Quando um Gerente pode assumir responsabiliades de outras áreas.

De modo geral, um gerente não toma decisões nas áreas de seus pares. Em alguns momentos, existe essa necessidade e até quando assumí-la ?

Muitas empresas trabalham com gestores ou administradores funcionais, cuidando de áreas específicas como financeiro, comercial, industrial, etc. e em alguns casos, não existe a figura do Administrador Geral, ficando os administradores funcionais diretamente subordinados à diretoria.

Entendemos que a missão da empresa deve ser clara a todos os colaboradores, cada um deles deve ter sua função descrita e saber o que a empresa espera de cada um deles. Eventualmente, na ausência do gestor da área, o colaborador pode deparar-se com uma situação inesperada que pode parar algum processo ou ocasionar atraso e acúmulo de trabalho.

O bom administrador funcional deve ter conhecimentos específicos, mas não pode deixar de lado conhecimentos gerais da Administração e de outras áreas.

Vale medir o tamanho da responsabilidade em assumir uma decisão em outro setor, na ausência e impossibilidade de comunicação com o responsável pelo mesmo, se o problema gerar altos custos para a empresa ou prejuízos de qualquer natureza com o cliente.

Por outro lado, essa decisão precisa ser assertiva, responsável, mantida e embasada em argumentos que provem que sua decisão foi a melhor para aquele momento.

Esse tipo de atitude demonstra responsabilidade, preocupação e envolvimento nos processos da empresa como um todo. É uma atitude difícil, mas se correta, pode ter um retorno positivo por parte da empresa. Quem sabe você não ganha o posto de Administrador Geral ?

Pense nisso.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.