Quando realmente devo solicitar promoção ou aumento salarial?

Muitos profissionais, na maioria das vezes, sempre estão se perguntando: Quando devo pedir uma promoção ou aumento salarial?

Com o ano de 2016 "batendo na porta" é comum, por parte de vários profissionais, o pensamento de promoção ou aumento salarial como modelo de novas conquistas a serem almejadas como sucesso para o novo ano que está chegando. Muitos profissionais, na maioria das vezes, sempre estão se perguntando: Quando devo pedir uma promoção ou aumento salarial?

Com esse questionamento fiz diversas pesquisas em sites especializados para proporcionar algumas dicas valiosas para se alcançar esses objetivos:

- Não fale sobre assunto quando você ou seu chefe estiver ocupado ou preocupado com as atribuições e atividades de trabalho. Faça um agendamento num dia e horário mais tranquilo.

- Nunca solicite aumento ou promoção quando o seu superior estiver necessitando de você para resolver alguma atividade ou problema importante. Pode até funcionar, mas depois ele vai pensar que foi chantageado.

- Não é uma boa idéia solicitar assim que retornar de férias coletivas e nem após o dissídio coletivo anual de classe. O ideal é quando seu trabalho vem sendo constantemente elogiado por todos os superiores e os outros departamentos da organização.

- Procure analisar em que momento a empresa se encontra no mercado. Se no último ano houve uma grande perda de ativos, é provável que no momento não consiga ajuste algum ou ser promovido, mesmo que seja o melhor funcionário ou esteja se destacando.

Faça uma auto-reflexão de suas Atividades diárias e da Empresa:

Tenho correspondido às expectativas do meu líder e da empresa onde trabalho?

A empresa passa por um momento sólido para promoção ou aumentar meu salário?

Minha remuneração e as atividades estão compatíveis com o cargo que exerço e o praticado pelo mercado?

Se houver certeza de que é o melhor momento para solicitar promoção, peça para agendar uma reunião com seu superior para conversar sobre o assunto, mas principalmente com argumentos favoráveis.

É importante ser claro e objetivo no pedido, justificando os motivos pelos quais acredita que pode ser promovido.

7 Passos para solicitação de uma Promoção ou Aumento Salarial

1º Passo: Procure saber se a empresa possui um Plano de Cargos e Salários ou Avaliação de Desempenho. Se houver essa política preestabelecida, é preciso entender como funciona para não pedir aumento ou promoção antes da hora.

2º Passo: Não dê indiretas ou envie mensagens na forma de emails, para chamar atenção sobre o assunto. Ou seja, marque uma reunião formal com seu líder para explanar o assunto de sua condição profissional.

3º Passo: Na hora de falar ou solicitar o reajuste ou novo cargo, nunca diga que recebeu uma proposta de outra empresa mais atraente. Nenhum superior experiente vai confiar em mentiras e você ainda corre o risco de sujar sua imagem profissional.

4º Passo: Tenha argumentos baseados em mente e esteja preparado para negociação caso precisar. O ideal e pesquisar em sites especializados em Recursos Humanos sobre a média salarial atual praticada pelo mercado e as funções de seu cargo.

5º Passo: Apresente o trabalho que executa na empresa, se possível em números e resultados, mas não se esqueça que isso só é válido quando você superou as expectativas do cargo. Lembre-se que ninguém ganha aumento ou promoção, por fazer apenas aquilo que foi contratado para exercer.

6º Passo: Se mantenha calmo durante a reunião e prepare-se para eventuais questionamentos de seu superior, pois, afinal você está forçando seu líder a se deparar com uma situação inesperada.

7º Passo: Se a resposta for positiva, agradeça aos seus superiores e não relaxe em suas atividades profissionais, para mostrar que a decisão foi correta. Mas caso receba um não como resposta, continue se esforçando para almejar novamente.

Logo, meu caro leitor avalie todos os pontos acima elencados e apresentados para saber realmente qual será o melhor momento ou forma de solicitar esse aumento ou promoção, e muito sucesso na sua carreira em 2016.

Fontes:

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/08/veja-como-pedir-aumento-de-salario-sem-fazer-mimimi.html

http://mulher.uol.com.br/comportamento/album/2013/06/19/evite-os-dez-maiores-erros-ao-pedir-um-aumento.htm

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/comunique_se/especialista/desenv/promocao.shtm

http://www.mundodastribos.com/como-pedir-uma-promocao-no-trabalho-dicas.html

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento