Quando o assunto é a atual crise, a estratégia de carreira é ir além do óbvio

Você começa a ganhar reconhecimento e diferencial competitivo no mercado de trabalho, quando muda algumas atitudes é hábitos, afinal a crise atual coloca como pré-requisito de sobrevivência no mercado de trabalho uma mudança de postura quando o assunto é desenvolvimento profissional.Faça com que as pessoas ao falarem de sua profissão,lembrem de você

Infelizmente a situação atual econômica do Brasil é no mínimo caótica. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua, a taxa de desemprego medida em todos 26 estados e no Distrito Federal, ficou em 7,9%.

A taxa de desemprego apurada no primeiro trimestre é a maior para todos trimestres desde dos 3 primeiros meses de 2013,quando foi de 8%. Os dados parecem desanimadores, mas não podemos perder o foco do planejamento de carreira. O cenário atual exige no mínimo uma mudança radical na postura profissional.

Costumo falar para meus alunos, que está cursando uma faculdade é extremamente importante dentro de um planejamento que têm evidencias e tendências de ser bem sucedido, todavia, ainda é muito pouco para quem almeja ser um profissional diferenciado e de destaque.

Tenho tido a oportunidade de conversar com muitos jovens que estão ingressando numa universidade pela primeira vez e infelizmente muitos escolheram seus cursos, sem nenhum critério de auto conhecimento. Se derem à sorte de terem acertado na escolha, ótimo.

Caso haja contrariedade, no 3º semestre no máximo acontecem duas coisas bem desagraveis: Infelicidade e sensação de dinheiro e tempo perdidos. Se você está passando por isso, tenho uma noticia boa e outra bem ruim para você. A boa, é que o dinheiro você vai recuperar. A ruim é que perder tempo na carreira no cenário atual que vivemos,é quase um pecado mortal.

Tinha um professor de planejamento estratégico na primeira graduação, que dizia uma frase muito interessante. Sempre ao falar de erros no planejamento, verbalizava o seguinte: Quem não planeja, erra de propósito. Concorda com ele?Sem sim, como anda seu planejamento de carreira em meio à crise?Se não, como tem sido sua experiência em cada fase do desenvolvimento de sua carreira?

De repente nesse momento, você está fazendo o curso certo, no lugar certo e fez um planejamento detalhado para conseguir chegar até aqui. Ótimo, parabéns. Agora, uma pergunta: Você tem feito além do obvio?Quando falo além do obvio, é, por exemplo, está estudando além dos slides impresso que os professores insistem em distribuir em sala com foco apenas nas avaliações do semestre.

Quando falo além do obvio, estou querendo te incentivar é frequentar com mais assiduidade um lugar bem legal que tem em sua faculdade,chamado biblioteca.

Ainda quando falo além do obvio,estou te incentivando a frequentar palestras,aumentar sua rede de contatos,utilizar as redes sociais como um instrumento de marketing pessoal e profissional,investir em bons livros,assinaturas de revistas que abordem assuntos relacionados à sua profissão,utilizar a internet para realizar a leitura de diversos artigos e pensamentos,dentre outras coisas que um profissional de destaque faz no seu dia a dia quando planejam,monitoram o desenvolvimento de sua carreira e o mais importante,fazem além do óbvio.

Você precisa urgentemente ir além quando o assunto é o planejamento para ser um profissional de sucesso. Quanto mais conteúdo se interessar em absorver, maior sua capacidade de conhecer e interagir à altura com as personagens do mundo corporativo.

Não sabe por onde começar? Tudo bem, vou te dar uma dica. Fecha a sua página do Facebook nesse exato momento e separa pelo menos 40 minutos para ler um assunto que acha interessante para sua formação. Você começa a ganhar reconhecimento e diferencial competitivo no mercado de trabalho, quando muda algumas atitudes é hábitos, afinal a crise atual coloca como pré-requisito de sobrevivência no mercado de trabalho uma mudança de postura quando o assunto é desenvolvimento profissional.Faça com que as pessoas ao falarem de sua profissão,lembrem de você.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento