Quando contratar empresas especializadas em renegociação bancária?
Quando contratar empresas especializadas em renegociação bancária?

Quando contratar empresas especializadas em renegociação bancária?

Muitas empresas carregam um endividamento bancário alto e grande parte vem como uma “herança ruim” e isso é muito danoso a qualquer gestão

Vivemos um cenário empresarial na década passada onde buscando estruturar-se com investimentos ou mesmo com taxas de juros atrativas para o giro, as empresas captavam recursos financeiros junto aos bancos dentro de sua capacidade de liquidez.

Diante de diversos fatores, econômicos, políticos entre outros o cenário mudou por completo, o crescimento do país que caminhava na década passada com uma taxa média do PIB próxima de 3%, nos últimos anos tornou-se negativa e está difícil superar 1% de crescimento.

A herança ruim

Sem generalizar, mas muitas empresas carregam um endividamento bancário alto e grande parte vem como uma “herança ruim” e isso é muito danoso a qualquer gestão.

E esse endividamento teve seu custo encarecido em razão do alto risco, os bancos apesar de atualmente a Selic estar na casa de 6,5%aa, mantem as taxas acima pois entendem que a economia ainda não encontrou seu caminho em 2019 e diante disso o risco se mantem e o por segurança permanece Spread alto.

O efeito no caixa das empresas

Não a como negar o estrago da crise foi grande, muitas empresas encerram suas atividades carregando junto grandes dívidas que continuarão sendo discutidas judicialmente apesar do encerramento das atividades das empresas, uma vez que geralmente ou quase em sua totalidade, os empresários assinam como avalistas os créditos bancários.

Muitas outras ainda vão fechar ou quem sabe até tentar alguma última alternativa.

Tudo isso porque a saída de caixa, ou seja, os pagamentos são bem superiores a entrada de caixa e quando falamos pagamentos, podemos facilmente entender que a participação dos pagamentos bancários (dívidas com bancos) é relevante.

Há solução?

Sem dúvidas há, entretanto, quanto mais se retarda a decisão para solucionar, a “situação do paciente piora” (situação da empresa), pois cada vez mais o caixa fica comprometido impossibilitando o empresário até de “enxergar uma saída”.

A solução para essa situação gravíssima chama-se Renegociação de Dívidas Bancárias, entretanto, essa solução deve ser realizada por profissionais especialistas, visto que, as empresas vivem esse cenário geralmente apenas uma vez em toda sua existência, diante disso, não tem a experiencia para sentar-se junto aos bancos e obter a melhor alternativa de solução, porém, os bancos fazem esse tipo de procedimentos quase que diariamente e com isso sabem explorar para seus interesses a melhor negociação.

Perfil dos especialistas

Quando for buscar uma assessoria para esse tipo de serviço, opte por:

• Profissionais com diversos casos de negociações com bancos

• Profissionais que possam dar referencias de êxitos em negociações semelhantes

• De prioridade para especialistas que tiveram parte de suas carreiras em instituições financeiras, pois, assim saberão os tramites bancários

• Uma dica importante, é que a experiencia é fortalecida com anos de vida, diante disso, profissionais com grande vivência terão “cases” não somente conceitos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento