Quando a liderança é pelo exemplo, há um exemplo de líder

Quantas vezes entramos em um restaurante e vemos todos os funcionários devidamente uniformizados, com luva, com proteção de cabelo e então passa uma pessoa que não está com nenhum desses itens e entra na cozinha, e sai e volta e então percebemos que é o dono... Quantas vezes entramos em uma fábrica vemos todos os funcionários com os equipamentos de segurança: protetor auricular, óculos de segurança, sapato de segurança, e então passa no meio da fábrica uma pessoa sem nenhum desses itens, ou apenas um para disfarçar, e quem ele é: o presidente... Quantas vezes vamos a feiras, ou participamos de reuniões, ou visitamos empresas, que todos estão com seus crachás, todos estão com o uniforme da empresa, e tem um que está diferente, papo vai, papo vem e percebemos quem ele é: o empresário... Quantas vezes a política da empresa é de não contratação de parentes, e de repente vemos um sobrenome em comum, eis que o sobrinho, filho, neto de um diretor foi contratado... Quantas vezes os "líderes" exigem que os funcionários não cheguem atrasados, e esses são os que não cumprem horários e se utilizam de mil desculpas, exigem bom comportamento, proíbem uso de celular, e esses são aqueles que passam o dia todo cuidando da vida pessoal em horário de trabalho...

Eu poderia citar diversos exemplos onde vemos o ditado "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço" em prática nas empresas, as pessoas exigem algo que elas mesmas não são capazes de fazer, ou usam um discurso que não condiz com a prática, e vivem eternamente não sendo congruentes e logo não conseguem inspirar, motivar suas equipes, seus funcionários, afinal se você como líder, seja você empresário, presidente, diretor, gerente, coordenador, colocar regras e valores a serem praticados e você mesmo não cumprir, todo seu discurso cai por terra. Imagina você pregar higiene num restaurante e você entrar na cozinha sem toca de cabelo? Imagina você falar sobre prevenção de acidentes e você entrar numa fábrica sem óculos de segurança? Imagina você falar do uso de uniforme para representar a empresa, para padronizar, pelo orgulho da marca e você usar qualquer outra roupa menos uma que tenha o logo da sua empresa estampado? Imagina você não permitir que o filho do operador de máquina não seja admitido por ser filho de funcionário e você contratar seu sobrinho? Imagina você pedir que cheguem no horário e você sempre se atrasar em reuniões? Você não permitir ligação pessoal e você passar 90% do seu dia cuidando de assuntos pessoais?

Você não precisa não usar um item de segurança, de higiene, uniforme, crachá para mostrar que é dono, que é o "chefe", há mil maneiras de se demonstrar isso, esse péssimo hábito que vemos de a regra cabe para o funcionário mas não cabe para o dono, para o presidente, e etc, é o primeiro passo para desconstrução de tudo que uma empresa tenta criar em termos de cultura, valores, posicionamento, atendimento ao cliente, clima organizacional, entre tantos outros.

Um verdadeiro líder é aquele que pratica o que fala, é o primeiro a dar exemplo, é o que sabe que está numa posição de espelhamento, de referência para seus liderados, não há liderança sem credibilidade, e todos esses fatores impactam diretamente nela, se suas ações como gestor não estiverem alinhadas ao seu discurso você perde o respeito, perde a confiança, perde a persuasão. Acredito que o maior meio de conseguir que uma equipe alcance melhores resultados, cumpra o que foi acordado é você como gestor inspirá-la pelo exemplo, os grandes líderes da história são considerados como tal pois eles praticaram isso. Avalie você mesmo as lideranças que te inspiram, aliás, avalie o discurso que você prega nas reuniões, nas festas de fim de ano, o que você diz em todas elas é o que você realmente faz?

Não há como chamar de líder alguém que não inspire, que não pratique aquilo que diz, grandes líderes não se importam em parecer "pequenos", em se parecer com os "seus", não se importam em mostrar que são líderes por status, ou por benefício próprio, são líderes porque estão alinhados e focados com a missão, visão, e resultados da empresa que possuem ou que representam e conseguem conduzir pessoas para fazerem e serem o mesmo. Há imposição pode alcançar resultados imediatos, mas o exemplo constrói resultados estruturados, constrói uma cultura sólida, constrói um bom ambiente, constrói práticas que se sustentem.

Você quer impor e parecer líder, ou você de fato quer ser líder, tudo começa com essa decisão?

ExibirMinimizar
Digital