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Qualidade na Primeira Pessoa do Singular

Com a abertura do mercado mundial, as empresas tendem a tornar-se cada vez mais competitivas. Dentro deste contexto, para que conquistem seu market-share, devem concentrar todos os seus esforços em busca da qualidade e confiabilidade em seus produtos e serviços. No entanto, para crescer economicamente saudáveis, as empresas devem apostar no seu maior patrimônio, as pessoas (colaboradores). Conforme J. M. Juran se mudarmos antes o comportamento das pessoas isso irá mudar suas atitudes, e com base nesta citação, façamos uma simples pergunta: Quem é ou quem são os responsáveis pela qualidade em sua empresa? De certo ouvir-se-á as mais variadas respostas: são os colaboradores, os supervisores, os gerentes ou, ainda, com certeza é o diretor. Ainda que tais respostas estejam corretas, faltou a mais importante e a menos freqüentemente obtida. É comum pensar-se que os responsáveis pela qualidade na organização, são sempre Ele ou Eles. Nunca transferem, de fato, a responsabilidade para si, o que seria uma demonstração mais explícita do seu comprometimento: o responsável sou Eu. Para conseguir tal comprometimento dos colaboradores com a organização é necessário torná-los atuantes no processo de planejamento da empresa. Existe uma classe de empresários que interpretam a aquisição de um sistema de gestão de qualidade como se fosse a negociação de uma mercadoria, da qual obtém-se um pacote repleto de ferramentas e manuais de como alcançar a qualidade, o que no entendimento deles é suficiente. Não se preocupam em envolver os indivíduos, nem em treiná-los, a fim de obter a mudança de comportamento destes frente à organização. Mudança de comportamento esta que permite o entendimento de que o responsável pela implantação e a manutenção de qualquer sistema de gestão da qualidade é cada individuo em si. Diretores, gerentes e consultores têm sua parcela de responsabilidade, mas devem ser entendidos como os facilitadores do processo. A qualidade em uma empresa é alcançada quando cada trabalhador assume a responsabilidade de seu trabalho. Compete aos empreendedores apresentarem as melhores ferramentas e demonstrarem comprometimento com a melhoria contínua, além de ceder espaços para novas idéias, envolver seus colaboradores e reconhecer que estes são peças fundamentais no alcance da almejada competitividade, do crescimento econômico sustentável e da conquista de sua fatia de mercado. Dessa forma, os colaboradores passarão a pensar e agir com qualidade, participando ativamente de todos os processos de tomadas de decisões pertinentes a sua equipe de trabalho. Referência: JURAN, J.M. A Qualidade desde o Projeto: Os novos passos para o planejamento da Qualidade em Produtos e Serviços. São Paulo: Pioneira, 1992, p. 434 435. MOTIVANDO todos para Qualidade: A Qualidade depende de todos. Produção: Alfredo Rocha. São Paulo: Ondec 2000, 1997. 1 videocassete.
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