Qualidade em Gestão

Muitos empresários procuram fórmulas mágicas para dinamizar os processos de gestão. Apesar de muitos palestrantes e consultores prometerem soluções milagrosas não existe, no mundo dos negócios, resultados efetivos no curto prazo. Questionado, então, sobre o que fazer para transformar a administração de uma empresa, eu respondo com outra pergunta e, após, com a resposta: Está preparado para realmente trabalhar para sua empresa? Sim? Então conheça mais o Prêmio Nacional da Qualidade. Em outubro de 1991, foi instituída a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ), atual Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Sua principal missão é disseminar fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. O Modelo de Excelência aplicado pelo PNQ, reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas do Brasil e do exterior e tem como referência o Prêmio Malcom Baldrige, dos Estados Unidos. É dada ênfase tanto ao processo de gestão quanto aos resultados apoiando nos mesmos princípios da qualidade total e é constituído por oito Critérios de Excelência, sendo: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; Resultados. As organizações podem se candidatar em uma das cinco categorias: grandes empresas, médias empresas, pequenas e microempresas, organizações em fins lucrativas e órgãos da administração pública. Esses critérios de excelência têm sido referência para uma organização modelar o seu sistema de gestão, realizar uma auto-avaliação ou se candidatar ao Prêmio Nacional da Qualidade. Devido o sucesso alcançado pelas empresas que decidem implantar estes critérios como forma de balizar a gestão o PNQ deu origem à premiações regionais, no Paraná, por exemplo, existe o Prêmio Sucesso Empresarial Paraná e Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão. Para um empresário comprometido com o futuro de sua organização e com visão de mercado de longo prazo o PNQ pode ser o milagre esperado. Mas que não se engane. Esse milagre só ocorrerá com muito esforço e dedicação. Claudio Marlus Skora é administrador, economista e mestre em Administração de Empresas. Entre em contato com suas colaborações, críticas e dúvidas: claudio_skora@hotmail.com Publicado originalmente na coluna Gestão Empresarial do Jornal Hora H de Curiitba, página 16.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.