Qualidade de vida pode não ser o que você pensa

O que significa qualidade de vida para você?

Qualidade de vida não está relacionado a trabalhar menos e descansar mais. Ou viver em uma pequena cidade que em uma grande cidade. Do meu ponto de vista, a qualidade de vida está relacionada ao prazer que você tem nas suas atividades e o poder de decisão em cada uma delas.

Uma pessoa que trabalha 12 horas por dia e vive no centro de uma capital pode estar mais feliz que uma outra que vive a 50 metros da praia e trabalha 4 horas por dia. Você precisa pensar de forma sensata e sincera o que é qualidade para você, sem deixar se influenciar por outras pessoas e condições.

Digo pensar de forma sensata porque você também terá que avaliar as suas possibilidades na sua condição atual. Será difícil você ser uma pessoa de sucesso, com bastante dinheiro e status vivendo isolado em uma fazenda sem conexão com o mundo e trabalhando poucas horas por dia.

Talvez neste momento, você não está vivendo da forma que deseja. E isto é ótimo porque demonstra que você tem objetivos para serem concluídos em seu ciclo de vida. Conheço executivos que querem morrer trabalhando. Outros que buscaram a carreira no funcionalismo público para aposentar mais cedo.

Nenhum modelo de vida está errado. O erro que cometemos é olhar a grama do vizinho e achar que ela está sempre mais verde que a nossa. Sem um ideal, tudo o que olhamos é melhor que o nosso. Em uma cena do desenho animado “Alice no país das maravilhas”, Alice encontra uma encruzilhada e tem dúvidas por qual caminho seguir. Ela faz a seguinte pergunta para um gato que está em um galho de árvore:

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?

Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.

Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.

Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.”

Busque as verdadeiras razões para a sua felicidade. Não pense como os demais e pense fora-da-caixa. Se o seu objetivo é ter muito dinheiro, faça este objetivo acontecer sem hipocresia e lemas da sociedade. Se você quer ter um modelo de negócio que trabalhe 4 horas por semana, descubra qual o seu balanço para que isto aconteça e faça acontecer.

Não é a paixão que gera o sucesso. É o sucesso que fará você ser apaixonado pelo que faz a alcançar a sua felicidade.

Publicado originalmente no Blog Paixão & Sucesso

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento