Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

O termo Qualidade de Vida no Trabalho, ou simplesmente QVT, foi usado inicialmente por Louis Davis na década de 1970 e tinha o seu foco restrito ao desempenho das tarefas dos trabalhadores. Hoje, tal processo é bem mais alargado, contemplando não somente a preocupação do bem-estar físico, mas também psicológico do colaborador em seu ambiente de trabalho.
Dessa forma, a QVT assume, por exemplo, um papel de indicador da satisfação dos empregados dentro da organização, o que de cara, implica em um profundo respeito ao colaborador, sem contar que com suas necessidades satisfeitas, o colaborador tende a maximizar seu desempenho e carreira, ficando sempre bem motivado.
Outra ponto que se pode observar, e sendo interessante para os empregadores, é que a QVT exerce influência na competição entre as organizações, pois um talento bem motivado irá desenvolver características essenciais para a competitividade: qualidade e produtividade.
Em resumo até aqui, temos então a lógica de que atendendo bem o cliente interno (o empregado), o externo (quem adquire o produto/serviço) também será bem atendido.
Partindo da teoria e avançando para a prática, listo abaixo alguns fatores que quando bem trabalhados na organização promovem a Qualidade de Vida no Trabalho:
1 - Satisfação com o trabalho executado
2 - Possibilidade de futuro na empresa
3 - Reconhecimento
4 - A percepção do salário
5 - Acesso aos benefícios
6 - Relacionamentos (grupo é organização)
7 - Ambiente (físico e psicológico)
8 - Oportunidade de decidir
9 - Participação
A lista acima além de expor alguns elementos, lhe servirá de termômetro. E ai, o quanto a sua empresa tem explorado os itens acima?
A QVT é complexa, pois lida com muitos aspectos organizacionais, desde as necessidades mais básicas dos colaboradores até seus próprios comportamentos. Porem é fato de muitíssima importancia, devendo ser urgentemente adotada por toda organização que quer crescer, ser competitiva, e ter sucesso.
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento