Qual o verdadeiro significado da gestão de pessoas para os colaboradores?

Muito ouve-se falar em Gestão de Pessoas e Capital Humano, mas o que pensam realmente os colaboradores inseridos nesse contexto?

A Gestão de Pessoas é peça fundamental para criar uma boa relação entre colaboradores e organizações.Vários métodos são estudados e aperfeiçoados, todos com o objetivo de tornar o Capital Humano mais envolvido e satisfeito.

Todos sabem que a retenção de conhecimentos tornou-se uma poderosa moeda e algo imensurável tornou-se valioso e negociável. Hoje por conta da Gestão de Pessoas as Organizações são mais humanas, agradáveis, com processos menos burocráticos, as opinões mais relevantes, tudo parece estar "perfeito"!

Mas, será que realmente tudo é de acordo como conta o livro de fadas da Gestão de Pessoas? As empresas de fato seguem a risca todos os métodos e maneiras de tornar essa Gestão possível? Como todos os casos existem excessões, precisamos delinear perfeitamente o que nos é permitido do que nos é agredado.

O que nos é permitido é definido pelo cargo que se ocupa e as funções delegadas. O que nos é agregado varia de acordo com a capacidade e a maneira como você é inserido no âmbito organizacional.

O fato é, que existem empresas que se utilizam dos parâmetros da Gestão de Pessoas para denominar o que lhe é de direito como se elas estivessem lhe proporcionando um benefício.

Gerir pessoas é estar preparado para lidar com personalidades diferentes, necessidades diferentes, anseios divergentes.

Não basta apenas realizar ações grupais na tentativa de agradar. Não basta apenas teoricamente dizer que a empresa possui um plano de carreiras, quando na verdade a primeira vaga que surge é destinada a indicação de alguém, tirando a oportunidade de um colaborador que esperava por ela.

Não basta convocar reuniões com intuito de deixar com que exponham suas idéias, opiniões, reclamações e simplismente no final das contas nada mudar.

Um Gestão de Pessoas precisa ser bem aplicada e ter um retorno final satisfatório para ambos os lados. Quando ela não sai da forma que deveria ser, os colaboradores ficam frustados, pois criam uma expectativa quando na realidade nada acontecerá.

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