Qual o perfil desejado pelo mercado para diretores de marketing ou CMO?
Qual o perfil desejado pelo mercado para diretores de marketing ou CMO?

Qual o perfil desejado pelo mercado para diretores de marketing ou CMO?

O diretor de marketing não pode se limitar exclusivamente a gerir a comunicação do negócio, até mesmo porque marketing é muito mais do que publicidade

Esta semana fui convidado pela Universidade Federal do Maranhão para ser painelista no evento “Cadê tua marca?”, que discutiu a presença das marca no ambiente digital. Apresentei a palestra “Gestão de marca no varejo 4.0” e explanei temas como transformação digital, a importância da marca se tornar omnichannel, como o cérebro cibrído do consumidor influência no comportamento hiperconectado e prossumer e principalmente a importância do profissional de marketing possuir uma visão nexilista.

Mas, o que é uma visão Nexialista?

Visão nexialista ou gestão nexal de marketing é o que os CEOS esperam hoje de Diretores e Gestores de Marketing.

O CMO Nexialista olha o mercado de maneira holística e tem a capacidade de perceber as reconfigurações da sociedade, os novos hábitos, padrões, costumes, necessidades e desejos, e age de forma rápida para atender. Precisamos olhar para dentro da empresa: produtos, serviços, entregas, comunicação, pessoas, processos e tudo o que impacta nossos resultados e refinar sempre cada item desses. Ser especialista já não basta, é preciso ser nexialista, integrar de maneira harmônica e sequencial as diversas disciplinas e áreas de uma empresa, de forma que, os resultados possuam nexos entre si e gere sempre a satisfação do cliente.

Não basta a competência criatividade e forte visão de comunicação. Os profissionais atuais precisam possuir essa visão integrada e sistêmica do negócio e de seus respectivos processos, participando ativamente das tomadas de decisão da operação / gestão comercial, bem como colaborando para o desenvolvimento e execução de estratégias macro para o negócio.

O diretor de marketing não pode se limitar exclusivamente a gerir a comunicação do negócio, até mesmo porque marketing é muito mais do que publicidade. Hoje, o dirigente desta área deve analisar um tripé do negócio que denomino no meu livro A Sua Marc@ no Digital (Editora Laboro) de processos, pessoas e tecnologia. O CMO contemporâneo precisa entender destes três elementos que fornecerão a experiência ao colaborador e ao cliente gerando melhor percepção da marca e posicionamento no mercado.

Essa semana a McKinsey publicou um estudo que mostra o perfil do CMO de alta performance, mapeado de acordo com a percepção dos CEOs sobre os CMOs, assim como o perfil dos líderes que geram maior resultado para empresas.

De acordo com a pesquisa, os diretores de marketing devem cada vez mais incorporar à sua agenda compromissos das áreas de finanças, recursos humanos e tecnologia das empresas — indo muito além do marketing em si.

Na entrevista com 60 executivos globais em cargos C-level e em pesquisas quantitativas com mais 200 executivos, realizadas entre fevereiro e maio deste ano, o estudo apontou que 83% dos CEOs globais veem no marketing um componente primordial para o crescimento da empresa.

A pesquisa - Estudo Mckinsey

A McKinsey identificou três perfis entre os CMOs, dentre eles um que se destaca ao entregar mais resultados às suas corporações. A maioria dos dirigentes de marketing, cerca de 49%, se enquadram no perfil “Amigo”: eles têm boas relações com um ou dois membros do board de diretores, na maioria das vezes o CEO, porém têm responsabilidade limitada em relação às perdas e ganhos da empresa.

O segundo perfil mais comum é o de CMOs “Solitários”, que representam 27% da base da pesquisa. Estes têm relações ainda mais limitadas com outros C-Levels, e são focados primariamente nas áreas de comunicação e marketing — geralmente em estratégias de curto prazo.

O perfil mais raro (e com melhor desempenho) é o dos chamados “Aglutinadores”, CMOs que representam 24% do total. Estes se destacam por estabelecer parcerias significativas com todos os líderes da organização. De acordo com esta visão, áreas como vendas, recursos humanos, inovação em produtos e finanças devem integrar o projeto de marketing da empresa.

E ai, qual o seu perfil? E o quanto você está performando como o mercado espera?

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