Qual o melhor sistema de gestão?

Nos dias de hoje, vivemos em um mundo corporativo com uma série de modismos. As empresas idealizam o seu modelo de gestão, implantando o que está na moda. Na década de 90, vivemos o momento da Qualidade Total, onde todos implantavam e faziam 5S, desenharam os seus fluxogramas dos processos, padronizaram, mediram.... passou... Como se esquecer da Reengenharia? A idéia era centralizar, diminuir, demitir, existem pessoas que hoje se arrepiam só de ouvir a palavra Reengenharia. Após estas tendências, veio o famoso Balanced Scorecard, Planejamento Estratégico, mas afinal, como se escolhe um bom Sistema de Gestão? Um sistema de gestão tem que garantir a vantagem competitiva de uma empresa. Para Porter (1980), a vantagem competitiva é resultado da capacidade da empresa de realizar eficientemente o conjunto de atividades necessárias para obter um custo mais baixo, que o dos concorrentes, ou de organizar estas atividades de uma forma única, capaz de gerar um valor diferenciado aos compradores. A saúde da gestão de uma empresa não surge da noite para o dia, é um conjunto de aprendizados e práticas e, mais ainda, de força de vontade e disciplina. A idéia é extrair dos modismos as boas práticas, implantá-las, testá-las e avaliar a aplicabilidade ou não ao negócio. Conheço uma multinacional que começou com o modismo da Qualidade Total e em 10 anos o seu conceito de Sistema de Gestão mudou completamente, hoje eles colhem os frutos do aprendizado. Um bom sistema de gerenciamento não funciona sem padronização e controle. A ferramenta que funciona até hoje e já possuiu vários nomes é o famoso ciclo PDCA, que significa Planejar, Desenvolver, Medir / Monitorar e Agir na mudança. Esta metodologia permite o controle do processo e melhor ainda, aprender com os resultados, possibilitando mudanças para melhoria. Qual o melhor Sistema de Gestão? Não existe um modelo pronto para aplicar a qualquer negócio. Existem diretrizes iniciais que organizam o gerenciamento da empresa, mas a aplicabilidade e os resultados precisam ser medidos e avaliados. O gestor da empresa precisa criar a gestão de acordo com a particularidade do seu negócio. Aproveitar as práticas já existentes, e acima de tudo estudar e aprimorar, buscando cada vez mais otimizar o processo para ter menores custos e atender melhor ao seu cliente. Bons Negócios!

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    Rebeca Peleteiro

    Rebeca Peleteiro

    Sou uma pessoa super dinâmica, com uma boa experiência de mercado, já trabalhei em grandes companhias e tenho conhecimentos em diversas áreas.

    A minha área do coração é a gestão empresarial. Sou bacharel em Administração de Empresas com ênfase em gestão de negócios e estou iniciando uma pós-graduação em gestão financeira de empresas.

    Tenho certeza que poderei contribuir muito para o site.

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