Qual é sua reação ao perder uma venda?

Conheço alguns vendedores que ficam nervosos ao ponto de cortar relações com o prospect por um longo tempo. Outros, embora não fiquem magoados, não admitem que tenham falhado em algum passo do processo de vendas

Olá,

Frequentemente usamos este espaço para falar sobre os caminhos para levar ao sucesso em um processo de vendas. No entanto, sabemos que nem todos os encontros de vendas terminam com o pedido assinado. Proponho então uma reflexão sobre este outro lado da moeda. Como você se comporta quando não consegue atingir seu objetivo, ou seja, não conseguiu a confirmação da venda?

Conheço alguns vendedores que ficam nervosos ao ponto de cortar relações com o prospect por um longo tempo. Outros, embora não fiquem magoados, não admitem que tenham falhado em algum passo do processo de vendas.

A linha que separa a autoconfiança e a autoestima da arrogância e da prepotência é tênue. Por vezes fechamentos sucessivos fazem você achar que é o melhor vendedor do mundo e induz a acomodação e ao erro. Quando acontece um fato como esse é fundamental calçar o sapato da humildade e reconhecer que o concorrente se preparou melhor do que você e por isso ficou com a venda. É hora de voltar e analisar os passos que compõe o processo de vendas e fazer uma avaliação individualmente para poder localizar exatamente onde falhou:

Você estava motivado para este encontro? Preparou-se suficientemente? Planejou a estratégia certa? Prospectou e abordou corretamente? Conseguiu levantar quais eram as reais necessidades do seu cliente para aquele momento? Sua proposta possuía valor relevante para seu cliente? Negociou com persuasão? Solicitou o pedido? Se este prospect já era cliente, como foi seu pós- venda da última negociação?

Fazendo esta autoanálise você vai perceber que por melhor vendedor que seja, sempre há espaço para melhorar e num mercado competitivo como nos dias atuais, sempre vai ter alguém preparado em assumir seu posto junto ao cliente para quando você entrar na zona de conforto.

Pense nisso, um forte abraço e até breve.

“Executivos de Vendas. Seremos Vendedores para sempre. Por isso somos mais dedicados.”

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