Qual é a sua atitude em momentos complexos?
Qual é a sua atitude em momentos complexos?

Qual é a sua atitude em momentos complexos?

Cada pessoa tem uma reação em momentos mais delicados e esta atitude pode fazer toda a diferença. Descubra quais são estas atitudes!

Trabalhar no RH de várias empresas me deu uma oportunidade de conhecer melhor o ambiente organizacional, as pessoas e as suas reações em situações adversas.

Posso dizer que sou uma pessoa com experiência em crises: já tive que desenvolver toda uma equipe para assumir novas posições após a saída da Diretoria. Depois trabalhei em uma empresa que entrou em recuperação judicial e tivemos demissão em massa! Já fui contratada para reverter a situação da área de Treinamento, que era a mais odiada da empresa, e antes de fazer a minha transição de carreira, vivi como muitos de vocês a crise dentro de uma organização.

Reparei que nestes momentos as pessoas tem reações distintas. Para isso, categorizei as pessoas em 3 vertentes:

- Os Preocupados: estes tem medo de perder o emprego, então . ou elas se escondem, fogem de reuniões e se puderem vão até colocar uma planta na frente da mesa para não serem vistos! Ou elas decidem se matar de trabalhar, chegam mais cedo e saem por último, para se mostrarem essenciais.

- Os Indiferentes: este grupo não está preocupado com demissão, e também não está preocupado em pensar em soluções. Se distanciam do problema porque acreditam que não faz parte do trabalho pensar em alternativas.

- Os Diferenciados: estes são raros, mas essenciais. Elas buscam soluções, veem a crise como fonte de superação e entendem que elas podem contribuir com ideias e ações na sua área que podem ajudar a empresa a ser sustentável durante e pós a crise.

Lendo assim, parece que é simples se tornar então um Diferenciado. Pois bem, não é! Em situações adversas as pessoas tendem a entrar numa espiral negativa. Todos falam em problemas e isso gera um sentimento coletivo de que não é possível uma solução! Os Diferenciados passam a ser considerados alienados, porque acredita-se que não estão vendo a real situação!

Mas adivinhem! Grandes empresas que superaram crises criaram ambientes favoráveis a este perfil e estes puderam contagiar positivamente os demais! Como eles fazem isso? Eles entendem a situação, e percebem que têm um papel fundamental para a mudança. Não se contaminam com as diversas notícias negativas e buscam oportunidades para se destacar. Para eles, não há motivos para se esconder. Esta é a chance para novas soluções sustentáveis!

Isso tudo acontece porque o modelo mental deste grupo raciocina de maneira diferente, estimulando a mente a canalizar energia em resultados positivos. É assim que a atuação do Coaching, por exemplo, se torna tão diferenciada e essencial no momento atual.

E você, qual é a sua atitude?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento