Quais são os sinais do talento?

Esse artigo versa como ser feliz fazendo o que gosta sem estresse

O que é T.P.N.[1]? Olhando rapidamente a mulherada poderia achar que esse artigo seria sobre suas regras mensais da mulher. Bem, olhando melhor a sigla descrita neste artigo tudo ficará mais bem esclarecido. O T.P. N é tão somente a sigla criada por mim e que uso em minhas palestras para Talento Profissional Nato, é aquele talento que já veio conosco no DNA e/ou foi forjado ao longo do tempo através de nossas experiências através das influências dos ambientes que interagimos.

Segundo o Instituto Gallup, após fazer ampla pesquisa com milhões de pessoas em todo mundo, todos nós temos cinco talentos fortes. Estou falando dos fortes, ainda temos os medianos e os fracos. Contudo nem todos sabem seus cinco talentos, como usa-los e como ser referencia profissional em aproveitamento dos mesmos.

Quando não identificamos nosso T.P.N estamos jogando inúmeras oportunidades de nosso vida: Primeira, ser feliz em sua vida pessoal. Segunda, ser feliz na vida profissional. Terceira, não ser referencia na sua profissão. Quarta, deixar de ganhar muito dinheiro em sua carreira e afim ter uma vida sem prazer pelo que faz e com isso amarga grandes frustações em todos os campos da vida.

A grande questão é que desde a nossa formação educacional, somos induzidos a focar em nossos pontos fracos e não em nossos pontos fortes que estão ligados em nossos talentos natos. Por exemplo: Se pergunte agora fazendo uma viagem no tempo, voltando para o período onde você estudou e ao seio de sua família neste mesma época e responda: Você era bom em qual matéria? Português ou matemática?

Agora se lembre de o que era dito pelos seus pais e por seu professor quando sua nota era ruim e/ou não era tão satisfatória como deveria ser! Vamos tomar como base que você não era tão feliz com as notas na matéria de matemática e provavelmente seus pais e professor lhe proferiam as seguintes palavras “você precisa estudar mais matemática” quando não lhe chamava de algum adjetivo não tão agradável, fazia algumas privações por algum tempo e/ou lhe aplicava algum corretivo educacional da época.

Você não tirava notas ruins em matemática não era porque você não estudava ou era “burro[2]”, apenas o seu talento não era na área de exatas e sim humanas e por falta de conhecimento adequado do professor e de seus pais, erramos obrigado e negar nossos talentos. Como essa ação a vida daqueles que passaram por esse momento ficaria fadada a focar em seus pontos fracos e esquecer toda a potencialidade dos pontos fortes, estendendo-se até a faculdade e por seguinte a vida profissional e levando a uma vida medíocre[3].

Mais qual seria o recado que deveria ser dado para essa situação em qualquer tempo? Deveríamos ser direcionados há esta dentro de um padrão aceitável para a matéria que não fossemos tão bons e ser investido com todo nosso poder de fogo em nossos pontos fortes, com todas as ferramentas possíveis para ampliarmos o nosso desempenho. Você pode esta se perguntando agora, eu faço isso em minha família? Estou designando o profissional errado para a função que preciso na empresa? Sem avaliar o talento do profissional nato em cada situação?.

Como podemos identificar o nosso T.P.N? Existem duas maneiras uma empírica[4] e ou outra mais técnica. Na empírica, devem ser observadas as atividades onde quem a faz se perde no tempo e lhe dar muita satisfação em fazê-la, não se lembra de fazer refeições, fazer necessidades fisiológicas, do passar das horas, proporciona muito prazer quando esta envolvida nela, foco e felicidade. Já na técnica, será necessária assessoria de um profissional especializado como um coach por exemplo.

Como aproveitar bem essa informação? Primeiro descubra seus cinco talentos fortes, segundo escolha qual deles quer trabalhar para ganhar dinheiro, pois talento sem dinheiro não serve para nada, terceiro invista tudo que puder neste talento e vá cada vez mais refinado seu talento escolhido. Contudo existe uma pergunta fundamental que deve ser feito para que tudo dê certo e o trabalho de focar no T.P.N valha a pena. Qual seu objetivo com o seu talento? Pois sem objetivo tudo o trabalho será em vão.

Por isso se quiser ter o time de elite em sua empresa, saiba qual o talento profissional nato de cada um de sua equipe, invista nesse talento e insira esse profissional na missão adequada ao seu talento para que o resultado seja o esperado para não gastar tempo, energia e dinheiro, que por sinal estão escassos[5] nos dias de hoje.

_____________________________________________________________________

[1] T.P.N: Significado para a sigla talento profissional nato

[2] Burro: Adjetivo pejorativo para falta de inteligência, ignorante. Sinônimo Pejorativo Indivíduo ignorante, estúpido, sem inteligência.
[3] Medíocre: O adjetivo medíocre é normalmente utilizado para qualificar aquilo que está abaixo da média, que possui pouco valor, pouca qualidade, algo ordinário e insignificante.
[4] Empírico: É um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.
[5] Escasso: Adjetivo: 1. Diz-se daquilo que existe em quantidades pequenas; 2. Referente ao que é parco, pouco ou exíguo; 3. Diz-se do que é difícil de achar - raro; 4. Limitado ou restrito.
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento