Quais são os passos que você deve dar para conseguir um emprego?

Veja quais são os passos que você deve dar para conseguir um emprego, desde o curriculum vitae até os contatos com as empresas interessadas

Se eu pudesse perguntar a cada um dos milhões de profissionais que estão em busca de uma vaga de emprego nessa época do ano, a pergunta seria: você sabe quais são os passos que você deve dar para conseguir uma vaga de emprego?

Pode ter certeza, leitor, de que a grande maioria não saberia responder essa pergunta corretamente. O que é uma pena já que esses passos são um grande diferencial.

Alguém dirá: o networking, ou quem indica você, é o que é mais importante, Outros dirão que o seu diploma é que mais contará. Outros, a experiência anterior.

Claro que esses elementos ajudam muito, mas, infelizmente, não serão suficientes. Você terá que saber se vender para as empresas interessadas em você.

Você sabe o que é curriculum vitae? E sabe como preparar um curriculum vitae atrativo?

Muita gente, por exemplo, tem muitos diferenciais, mas não sabe se vender, não sabe preparar um curriculum vitae. Quando se dispõe a prepará-lo não sabe o que colocar nele, inclui muitas informações desnecessárias e acaba perdendo uma grande oportunidade de se vender através desse currículo.

Lembrando, rapidamente, que um currículo deve ser sintético e atrativo. Ou seja, você tem que incluir apenas as informações realmente importantes para vender a sua imagem para a empresa, de maneira que ela fique interessada em contratar você.

Ligar ou não ligar, eis a questão?

A próxima etapa da venda da sua imagem acontece depois que você envia o currículo e fica aguardando o retorno da empresa. Nessa fase não é recomendável ficar ligando repetidamente para a empresa perguntando por uma posição. Aguardar, ter paciência, é a melhor postura. E empresa saberá a melhor hora de dar a resposta para você. Caso você não tenha uma resposta, melhor entender que não houve interesse e pronto.

Por que explicar tanta coisa que está no currículo?

Na próxima etapa, caso a empresa entrar em contato com você para pedir esclarecimentos sobre os dados informados no seu currículo, fique atento para não contradizer e responder erroneamente as perguntas que lhes são feitas.

Foi chamada(o) para a entrevista? Com que roupa? Como me comportar?

E sendo chamado para a entrevista, use uma roupa apropriada, procure saber informações importantes para perguntar a pessoa que o entrevistar. Lembre-se que a entrevista é uma forma de a empresa conhecer você, portanto, nada de maquiar a sua imagem, seja quem você é realmente.

Mas, o processo não termina com a entrevista.

A empresa te contratou?

Sua aprovação no processo de seleção não termina na contratação. Você terá ainda um período para continuar mostrando suas qualidades e justificar a sua contratação. Tem muita gente que “relaxa” demais depois da contratação, e é ai que se engana, pois a empresa mantém você em obsevação por um período de tempo.

Então, está preparada(o)?

No demais, boa sorte!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento