Quais são os fatores mais importantes na liderança de uma organização?

Para uma organização ser eficiente ela deve focar basicamente em três aspectos - gestão de pessoas e processos, gestão de cliente e gestão financeira

Gosto sempre de afirmar que qualquer empresa é reflexo das pessoas que as conduz: líderes e liderados. As marcas são as pessoas!

Para uma organização ser eficiente ela deve focar basicamente em três aspectos - gestão de pessoas e processos, gestão de cliente e gestão financeira.

A gestão de pessoa se refere à condução das equipes e demandas, já a gestão de clientes ao relacionamento com o target e por fim, a gestão financeira, à administração dos recursos, receitas e gastos.

Mas, como um líder deve gerir suas equipes para que todos os três aspectos fluam corretamente? Segundo a Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento alguns pontos são essenciais e os listoabaixo:

Primeiro: escutar as pessoas: em geral a equipe tem muitas ideias e sugestões para melhorar a empresa; só o fato de escutá-las passa a mensagem de que a opinião delas importa. Quando executamos as ideias, podemos ganhar muito, além de demonstrar valorização e respeito.

Segundo: criar ou aperfeiçoar práticas de gestão de pessoas: ao longo do tempo você vai perceber que excelentes práticas podem não custar absolutamente nada: comunicar de forma aberta e transparente, agradecer o bom trabalho, desenvolver pessoas e profissionais, celebrar as conquistas. Experimente, faça da maneira que preferir, mas faça! Essas são ações simples e que agregam muito ao clima organizacional.

Terceiro: capacitar também a liderança da empresa para cuidar de pessoas: liderar não é ter cargo de chefe, é sim, influenciar pessoas. O líder inspira e sabe que as pessoas não estão em busca de um emprego, mas sim de um significado para suas vidas! É preciso encantar primeiro o cliente interno.

Cuidar bem das pessoas é também uma excelente estratégia de marketing e refletirá diretamente na satisfação do cliente externo – pois é impacto de um resultado objetivo da gestão de pessoas. Para seu cliente estar feliz, seu funcionário também deverá sorrir.

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