Psicopatia x Trabalho

Estima-se que 1% da população mundial é psicopata, portanto cuidado com o seu vizinho...

Muitos gestores acham que tendo dentro do setor de RH psicólogos exercendo a função de recrutadores conseguiram detectar se os futuros colaboradores possuem algum traço de psicopatia. Eles se enganam, pois o psicopata é um ator, tem alto poder de convencimento, e consegue se sair muito bem em situações constrangedoras, pois sente prazer em enganar as pessoas, mesmo um psicólogo muito bem treinado não conseguiria perceber.

O psicopata é uma pessoa que não sente remorso ou culpa, portanto faz as coisas que sente prazer sem pensar se isto pode causar algo ruim às outras pessoas, ele não se importa com o semelhante, não sente afeto ou amor. De acordo com a teoria freudiana, no psicopata o ego (intermédia à relação entre o superego – regras e valores – e o id) não funciona deixando a id (impulsos, desejos) sem limites, portanto regida pelo principio do prazer a qualquer custo.

Existe uma discussão sobre classificar a psicopatia como doença mental, concordo com a corrente que diz que a psicopatia é um transtorno de personalidade que já nasce com a pessoa, faz parte dela e não pode ser curada com remédios ou terapia.

Alguns testes são aplicados em criminosos que cometeram crimes hediondos para ter certeza de que são psicopatas, mas nem estes testes dão 100% de certeza. Existem muitos estudos no mundo inteiro sobre este assunto, mas ainda nenhuma conclusão publicada.

Para que as empresas se sintam mais seguras em relação a isto, existem algumas estratégias que o RH pode utilizar para se precaver, por exemplo, pedir referências de empregos anteriores, antecedentes criminais, serasa, entre outros que podem servir de base para detectar algum possível desvio de comportamento, mesmo assim se tratando de psicopatas, não se pode ter 100% de sucesso.

Estima-se que 1% da população mundial é psicopata, portanto cuidado com o seu vizinho...

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Marcia Mantovani

    Marcia Mantovani

    Bacharel em Administração Especialista em Gestão de Pessoas Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior Consultora, escritora, e professora nas áreas de recursos humanos, administração de pessoal e gestão de carreira.
    café com admMinimizar