Protagonismo e empoderamento
Protagonismo e empoderamento

Protagonismo e empoderamento

O protagonismo é o ato de se colocar à frente das adversidades, buscando soluções para os problemas sem se acomodar.

O termo “empoderamento” é uma tradução da expressão em inglês empowerment e significa dar poder, tornar apto, permitir, etc. É usado em situações em que se ampliam os poderes de alguém em um processo deliberativo. Surgiu no movimento de contracultura, nos anos 60, e, nos anos 90, substitui o termo poder com o levante destes grupos marginalizados nas primeiras décadas deste século.


Protagonista, do grego protagonistés, é o primeiro ator do drama grego; a personagem principal de uma peça teatral, de um filme ou de um romance; a pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar num acontecimento. A palavra é formada pela junção dos termos proto, que significa primeiro ou principal, mais agon, que significa luta.


O protagonismo é o ato de se colocar à frente das adversidades, buscando soluções para os problemas sem se acomodar. Tem menos a ver com posição (onde está), e sim com atitude (aonde quer chegar). Para o mestre Prof. Dr. Chiavenato, o empowerment ou empoderamento permite melhorar a qualidade e a produtividade dos colaboradores e consequentemente o resultado do serviço prestado seja satisfatoriamente melhor. Melhorias provém da delegação de autoridade, mas, com responsabilidade fomenta a colaboração sistêmica entre diferentes níveis hierárquicos propagação de confiança entre os liderados e os líderes.


O ciclo do Protagonismo pode ser apresentado através das variáveis abaixo:

ATITUDE: fruto da disciplina e da visão inspiradora de futuro; a atitude é o impulso necessário para transformar ideias em ações concretas.

PROATIVIDADE: manter-se ativo, atento aos acontecimentos e de olho nas oportunidades; a ação é sempre mais forte do que a reação.

NECESSIDADE E PAIXÃO: instinto de sobrevivência, dedicação a uma causa.

SIGNIFICADO: sentido de contribuição e sentido de realização.

REPENSAR: suas ideias e suas ações; se você não está contente com o está recebendo, deve repensar sobre o que está oferecendo.

O protagonismo na gestão das organizações está relacionado ao ato de se colocar à frente das adversidades, buscando soluções para os problemas sem se acomodar. Tem menos a ver com posição (onde está), e sim com atitude (aonde quer chegar). O empoderamento dá às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Dayana Soares

    Dayana Soares

    Pós graduada em Gestão de Pessoas pela Estratego João Pessoa (2014) e graduada em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê (2009). Atualmente cursa segunda Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Especialização em Gestão Bancária pela Unileya. Atualmente desempenha atividades como Assistente na área de Gestão de Pessoas de uma grande Instituição Financeira. Antes disso, atuou como Assistente de Negócios em uma gência bancária, realizando atendimento a Pessoas Jurídicas, prospecção de novos clientes, operações de crédito e produtos e serviços bancários. Possui Certificação Profissional ANBIMA - Série 20, bem como atua como professora em cursos preparatórios para a Certificação Profissional ANBIMA (CPA 10 e CPA 20) e para concursos públicos da área bancária, ministrando aulas de Conhecimentos Bancários, Atendimento e Atualidades do Mercado Financeiro.
    café com admMinimizar