Protagonismo e empoderamento
Protagonismo e empoderamento

Protagonismo e empoderamento

O protagonismo é o ato de se colocar à frente das adversidades, buscando soluções para os problemas sem se acomodar.

O termo “empoderamento” é uma tradução da expressão em inglês empowerment e significa dar poder, tornar apto, permitir, etc. É usado em situações em que se ampliam os poderes de alguém em um processo deliberativo. Surgiu no movimento de contracultura, nos anos 60, e, nos anos 90, substitui o termo poder com o levante destes grupos marginalizados nas primeiras décadas deste século.


Protagonista, do grego protagonistés, é o primeiro ator do drama grego; a personagem principal de uma peça teatral, de um filme ou de um romance; a pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar num acontecimento. A palavra é formada pela junção dos termos proto, que significa primeiro ou principal, mais agon, que significa luta.


O protagonismo é o ato de se colocar à frente das adversidades, buscando soluções para os problemas sem se acomodar. Tem menos a ver com posição (onde está), e sim com atitude (aonde quer chegar). Para o mestre Prof. Dr. Chiavenato, o empowerment ou empoderamento permite melhorar a qualidade e a produtividade dos colaboradores e consequentemente o resultado do serviço prestado seja satisfatoriamente melhor. Melhorias provém da delegação de autoridade, mas, com responsabilidade fomenta a colaboração sistêmica entre diferentes níveis hierárquicos propagação de confiança entre os liderados e os líderes.


O ciclo do Protagonismo pode ser apresentado através das variáveis abaixo:

ATITUDE: fruto da disciplina e da visão inspiradora de futuro; a atitude é o impulso necessário para transformar ideias em ações concretas.

PROATIVIDADE: manter-se ativo, atento aos acontecimentos e de olho nas oportunidades; a ação é sempre mais forte do que a reação.

NECESSIDADE E PAIXÃO: instinto de sobrevivência, dedicação a uma causa.

SIGNIFICADO: sentido de contribuição e sentido de realização.

REPENSAR: suas ideias e suas ações; se você não está contente com o está recebendo, deve repensar sobre o que está oferecendo.

O protagonismo na gestão das organizações está relacionado ao ato de se colocar à frente das adversidades, buscando soluções para os problemas sem se acomodar. Tem menos a ver com posição (onde está), e sim com atitude (aonde quer chegar). O empoderamento dá às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento