Profissão e Educação, como lidar?

Conciliar filho e trabalho é um grande desafio que precisa de planejamento e cuidados para manter um saudável equilíbrio.

O grande desafio da vida moderna para a mulher é descobrir a melhor maneira para conciliar educação do filho e trabalho.

Esses dois núcleos de sua vida são cruciais para sentir-se plenamente realizada e exigem dedicação quase que exclusiva, o que nem sempre é possível de fornecer e se não tiver um bom planejamento, estrutura, consciência dos seus limites, do momento propício de priorizar a atenção para um pólo em detrimento do outro, pode entrar em colapso, comprometendo seu desempenho profissional e a qualidade da relação com o filho.

Sem dúvida o pior cenário e infelizmente não é uma situação incomum. A consequência ao se chegar a uma crise de nervos é a tomada de decisões precipitadas como abandonar o emprego, mesmo a contragosto, ou reações inadequadas como enxergar no filho uma fonte de problemas.

E o que as mães que trabalham fora podem fazer para evitar esse cenário tão desagradável, quais medidas podem adotar para conciliar de forma equilibrada e saudável a educação do filho e o trabalho?

É o que o post de hoje pretende demonstrar com uma breve lista de dicas e recomendações para facilitar a condução dessa rotina tão desgastante, porém necessária.

Vamos a ela:

Encurte distâncias

Será de grande ajuda para conciliar a educação do filho com o trabalho exercer o ofício próximo a sua residência ou matricular a criança em uma creche ou escola perto do local de trabalho. Desse modo, terá menos dificuldades para manter contato com o filho.

Poderá visitá-lo no horário de almoço ou participar das atividades escolares que requerem a presença dos pais, já que não precisará se ausentar por longo tempo do trabalho devido a proximidade dos locais, o que sem dúvida facilitará programação da agenda.

Mantenha contato

Mas caso essa proximidade ideal entre os 2 núcleos seja impossível no momento, não significa que não há nada que possa ser feito para aumentar a sua presença no cotidiano do filho. O contato diário, mesmo a distância, é importante para estreitar laços e acompanhar o desenvolvimento do infanto, verificar se precisa de ajuda ou se está lidando bem com a rotina.

Felizmente a tecnologia proporciona muitas facilidades para estabelecer comunicação e por isso é uma ferramenta indispensável para conciliar filho e trabalho.

Ligue, troque mensagens, mande áudios, vídeos, demonstre que sente a sua falta e que se importa com ele.

Mas tenha cuidado para não exagerar. Estabeleça limites. A comunicação pode se tornar excessiva desviando o foco no trabalho o que não será bem recebido internamente. Defina um horário específico, de preferência que coincida com o tempo livre da criança, caso já esteja em idade escolar.

Maneire na jornada

Ser uma Workaholic que trabalha das 8 às 20hs não vai ajudar na missão de conciliar filho com trabalho, porque ao chegar em casa estará tão exausta que dificilmente irá conseguir dedicar a atenção adequada ao infanto. Será preciso abrir mão de algumas tarefas, negociar prazos e isso não é censurável - ou não pode ser.

Há um mundo a parte do seu trabalho da qual é responsável e isso precisa ser compreendido.

Livre-se da culpa

É comum mães se sentirem culpadas, se verem refletindo se a escolha de conciliar filho e trabalho é a mais acertada para o desenvolvimento da criança.

Liberte-se desse receio.

Se gosta do seu filho, está sempre cuidando em organizar a sua rotina e presta todos os cuidados em termos materiais e afetivos, você está exercendo bem o seu papel mesmo com a distância.

Não há indícios que comprovem que o apego entre mãe e filho seja prejudicado pelo convívio deste com um terceiro durante o afastamento de horas se a progenitora lhe fornece a assistência necessária.

Aprenda a observar os aspectos positivos

Em vez de associar a maternidade como um evento ameaçador as suas pretensões profissionais, trate-a como uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal que irá te beneficiar no trabalho.

Só pelo fato de obrigatoriamente experimentar experiências ligadas a todo o contexto que envolve a gestação e a educação de uma criança, lhe acrescentará repertório sobre situações e assuntos que nem todos no seu ambiente de trabalho terão acesso. Educar, exercer influência sobre outro, entender o momento de repreender e acolher torna a maternidade uma atividade de gestão de pessoas que nenhum curso especializado do gênero pode proporcionar.

Conclusão

Conciliar filho e trabalho é um grande desafio que precisa de planejamento e cuidados para manter um saudável equilíbrio essas áreas vitais para a plena realização da mulher moderna.

Algumas dicas para tornar essa rotina menos desgastante e mais produtiva foram:

  • Encurtar distâncias;

  • Manter contato;

  • Jornada de trabalho compatível às exigências de sua rotina;

  • Livrar-se do sentimento de culpa;

  • Enxergar o lado positivo da maternidade para sua carreira.

Quer aprender as melhores técnicas para praticar em casa com seus filhos? Para saber mais, visite meu site: www.moshebergel.com.br

Esse conteúdo foi útil para você? Curta, compartilhe. O seu apoio faz toda a diferença.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Moshe Bergel

    Moshe Bergel

    Coach especializado em PNL e Constelação Familiar - Formado pela Coach Federation (ICF) e também pela Metaforum International (Coaching Estrutural Sistêmico) e Master Practiotioner em Programação Neurolinguística; Pós graduado em Cultura Judaica; Pedagogo pela Michlalah – Jerulasem College; Graduado em Bachelor of Talmudic Law – Baltimore, Maryland (EUA) e Contador de histórias com formação pelo Instituto Sedes Sapientiae; Atua também na área educacional há mais de 14 anos Palestrante e Treinador de indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos para mudanças emocionais e comportamentais rápidas e profundas e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Visite seu site e conheça mais sobre sua proposta, metodologias e depoimentos: https://moshebergel.com.br
    café com admMinimizar