Profissão de analista de negócios: por onde começar?

Então você quer ser um analista de negócios? Mas não sabe por onde começar, né? Bem, leia esse artigo até o fim que eu vou te ajudar com dois caminhos pra você começar hoje mesmo na profissão

Então você quer ser um analista de negócios? Mas não sabe por onde começar, né?

Bem, leia esse artigo até o fim que eu vou te ajudar com dois caminhos pra você começar hoje mesmo na profissão.

Mais do que falar sobre esses dois caminhos, eu vou te mostrar algumas disciplinas que você precisa conhecer e o que está envolvido em ser um analista de negócios.

O profissional analista de negócios tem uma amplitude e diversificação de atuação bem grande.

Mas, o que isso significa?

Diferentes Contextos

O profissional de análise de negócios pode trabalhar em diferentes contextos da empresa.

Quando digo diferentes diferentes contextos da empresa me refiro ao profissional analista de negócios fazer análise de negócios no nível operacional, tático e estratégico.

O analista de negócios pode, por exemplo, trabalhar com o time de desenvolvimento de software auxiliando o time a entregar os resultados de negócio que a organização espera.

O analista de negócios pode trabalhar com a alta direção facilitando a comunicação do plano estratégico para todos os colaboradores.

Tem muita coisa pra aprender!

E pra desempenhar bem seu papel o analista de negócios precisa conhecer várias disciplinas.

Uma dessas disciplinas é arquitetura corporativa. Esta cria uma visão global da empresa ligando a missão, estratégia e processos de negócio.

A TI – Tecnologia da Informação é outra dessas disciplinas. O analista de negócios não é a catraca (sic!!) da TI. Ele não é a ponte entre a TI e o negócio. TI é o negócio e a atuação do analista de negócios tem outra conotação.

Temos diversas outras disciplinas que são importantíssimas para o analista de negócios. Processos de negócios, planejamento estratégico, produção enxuta, desenvolvimento de software e por aí vai…

Por onde começar na profissão de analista de negócios?

Antes de falar quais são esses dois caminhos, talvez você esteja se perguntando:

Mas porque esses dois caminhos? Só existem dois caminhos?

Vamos as respostas… Eu escolhi esses dois caminhos baseado em dois argumentos:

  1. O caminho que oferece a maior quantidade de oportunidades.
  2. O caminho mais fácil de entrar para o mercado.

Do que adianta eu te apresentar um caminho com poucas chances de você aproveitar. Portanto, o caminho com a maior quantidade de oportunidades no mercado é trabalhar com desenvolvimento de software.

E, como analista de negócios, você obviamente não vai programar. Mas vai trabalhar com requisitos. Basicamente você vai auxiliar o time de desenvolvedores a construir a solução que o cliente e o negócio precisam.

Já o caminho mais rápido é aquele que no menor espaço de tempo você vai aprender teoria, técnicas e ferramentas e já vai poder trabalhar com análise de negócios.

Esse segundo caminho é trabalhar com processos de negócios. Esse segundo caminho parece um pouco vago, já que trabalhar com processos de negócios envolve várias atividades.

Mais a frente eu explico.

E, é claro que não! Não existem somente esses dois caminhos. Existem vários outros.

Trabalhar com Desenvolvimento de Software

Talvez, você esteja se perguntando o que faz um analista de negócios nocontexto do desenvolvimento de software.

Bem, vamos a explicação. Um dos maiores desafios para o time que está desenvolvendo software é criar uma solução que resolva o problema do cliente.

E descobrir o que realmente precisa ser feito não é a tarefa mais fácil. Entender o que precisa ser feito exige que as pessoas envolvidas nessa questão conheçam a empresa, seus processos, sua estratégia e assim por diante.

Somente após conhecer o problema e as dores que esse problema causa nas pessoas e na organização é que o analista de negócios poderá recomendar soluções para amenizar ou resolver de vez o problema. Percebeu?

Então no contexto do desenvolvimento de software o analista de negócios pode executar algumas das seguintes atividades:

  • Descobrir as reais necessidades
  • Elicitar requisitos
  • Documentar requisitos
  • Lembrar os desenvolvedores sobre as reais necessidades
  • Sentar com o cliente e validar a solução que está sendo construída
  • Facilitar conflitos entre as partes interessadas
  • Identifica necessidades das partes interessadas

e assim por diante. Tem bastante trabalho por aqui!

Agora vamos falar do que você precisa aprender “pra ontem” pra trabalhar com análise de negócios no contexto do desenvolvimento de software.

Veja abaixo alguns dos assuntos mais importantes:

  • Requisitos de Software
  • Requisitos de Software em Contexto Ágil
  • Noções de desenvolvimento de software
  • Frameworks de desenvolvimento de software (Por exemplo: SCRUM)


Trabalhar com Processos de Negócio

A segunda porta de entrada que indico para você iniciar no profissão de analista de negócios é trabalhar com processos de negócios.

Pra conhecer melhor o trabalho com processo de negócios recomendo que você pesquisa mais sobre o assunto Gerenciamento de Processos de Negócios. Faz isso mais tarde! Acaba de ler esse artigo.

Empresas maduras tem preocupações com seus processos de negócios. Pois é com esses processos que elas executam sua estratégia.

Pense no seguinte exemplo: o que diferencia empresas como Oi, Vivo, Nextel, Claro e Tim? Bem, todas elas tem a mesma proposta de vender telefonia, ou seja, serviço de voz, SMS (Ainda existe??!?!?!) e dados (WhatsApp, Lembra?).

Mas a forma, ou a estratégia, que cada empresa adota pra vender seus serviços é diferenciada. Uma empresa pode vender seus serviços em um combo, talvez a outra utilize a estratégia de vender seus serviços individualmente. Não importa! O ponto aqui é que a estratégia que cada empresa adota está apoiada em seusprocessos de negócio.

E é por isso que organizações maduras perceberam há muito tempo a importância de melhorar seus processos. Trabalhar com processos de negócios é uma forma de fazer análise de negócios com foco em processos.

E melhorar processos envolve várias atividades.

  • Descobrir processos
  • Mapear processos
  • Desenhar processos
  • Apontar melhorias
  • Identificar gargalos

e por aí vai.

Talvez você esteja se perguntando o que é necessário aprender pra começar a trabalhar com processos de negócios. Bem, eu gostaria de apontar dois assuntos fundamentais.

  • Modelagem de processos
  • Notação BPMN

Com esses dois assuntos você começa em pouco tempo a trabalhar na área.

É claro! Tem muito mais coisa pela frente! Essa é só a ponta do iceberg. Bem… se Deus fez o mundo em 6 dias, quem somos nós pra querermos aprender tudo sobre processos de negócios em 1 dia? Faz sentido pra você?


Análise de negócios é mais do que um papel. Análise de negócios é um mindset poderoso que nos possibilita identificar e compreender problemas organizacionais e sua origem para assim apontarmos possíveis soluções que impactam positivamente o negócio e as pessoas nele.

- Marcelo Neves

Tenho certeza que esse artigo vai te ajudar bastante a iniciar nessa incrível profissão. Eu sou meio suspeito, porque sou apaixonado pela disciplina e faço o possível e o impossível pra ajudar pessoas como você a também ter essa paixão.

Eu preciso alcançar o maior número de pessoas com esse conteúdo. Você me ajuda? É só utilizar os botões de compartilhamento que estão logo aí embaixo.

Um grande abraço e até o próximo artigo!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento