Produtividade e felicidade

Numa sociedade cada vez mais veloz, todos estamos mais ocupados e frustrados por perceber que não estamos sendo mais produtivos. O quanto, de tudo com o que nos ocupamos em nosso dia, está colaborando para nossa felicidade?

O mundo mudou e nossa vida mudou com ele. As demandas estão cada vez mais intensas, até mesmo as crianças já estão em uma rotina de atividades alucinante. A comunicação está acontecendo numa velocidade cada vez maior, e a troca de informações acontece em tempo real o tempo todo. E isso nos tornou muito mais ocupados. As pessoas andam pelas ruas checando seus celulares e iPhones , digitando ou falando umas com as outras. Somos uma população de ocupados. O mais curioso é que, nem por isso estamos produzindo mais.

Mal começa o dia e as pessoas já são engolidas pelos afazeres e correm o dia todo para, no final do dia, terem aquela sensação de vazio. Parece que, de tudo o que fizeram, pouco ou nada está relacionado com o que querem para suas vidas. E a maioria das pessoas parece estar muito confusa a respeito do que realmente quer.

A maioria dos meus clientes, ao serem perguntados a respeito do que aspiram para a vida deles, respondem: ser feliz! Claro que, no fundo, tudo o que fazemos é com a intenção de sermos felizes. Se é assim, por que a maioria das pessoas não está feliz então?

Porque felicidade é uma palavra muito vaga. Geralmente quem responde isso é quem menos sabe o que quer. É preciso saber exatamente o que te faz feliz, pois, para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve. E, se você toma qualquer caminho, certamente chegará a algum lugar, não resta dúvida, mas esse lugar pode ser bem distante daquele que te faria feliz.

Quando você consegue ter a clareza de onde deseja chegar, aí sim, você pode saber o que precisa fazer esse ano, esse mês, essa semana, hoje e agora, para caminhar na direção de seu objetivo. Nesse ponto você já começa a se tornar mais produtivo. Ser mais produtivo está diretamente ligado com alcançar a clareza de seus objetivos.

Fala-se muito em escrever seus objetivos, e há pesquisas demonstrando o quanto as pessoas que escrevem seus objetivos conseguem alcançá-los com mais frequência. No entanto, não basta saber onde você deseja chegar, você precisa ir um pouco mais fundo nesse processo , é necessário ter o conhecimento de qual é a razão de tudo isso. Você tem que descobrir exatamente o que alcançar esse objetivo vai te proporcionar em termos físicos, mentais, emocionais, espirituais. Essa clareza do seu porquê é o que irá te impulsionar adiante para se manter dentro de um plano de ação, seguindo um método de produtividade que irá te levar a atingir seus objetivos.Quando a pessoa chega a um alto grau de clareza a respeito do que realmente deseja e da razão pela qual quer isso, então ela terá descoberto a principal força que poderá mantê-la no caminho, ainda que as coisas fiquem difíceis e que os resultados estejam demorando a surgir.

Quando você passa a se deixar guiar por objetivos claros e pelas suas próprias razões, a felicidade deixa de ser uma linha de chegada e passa a fazer parte do caminho. A razão disso é que você se sente produtivo quando tem a certeza de que está caminhando sistematicamente em direção àquilo que deseja pra sua vida.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento