Produtividade - a solução “anti-crise”

Todos os recursos devem ser utilizados com mais consciência através do conceito “fazer mais com menos”

Em tempos de crise política e econômica como a que vivemos atualmente, não é raro ouvirmos o quão importante é aumentar os índices de performance e produtividade das atividades para a manutenção das empresas e consecutivamente dos postos de trabalho que garantem a continuidade do ciclo que movimenta a economia.

Nessas condições, todos os recursos devem ser utilizados com mais consciência através do conceito “fazer mais com menos”. Para empregados e empregadores essa regra se torna preponderante para superar o momento, e dessa forma ultrapassado esse período, seja possível desfrutar das vantagens competitivas que são criadas através dessa prática.

Além do meio corporativo, o aumento da produtividade também traz benefícios para outras áreas da vida como nos estudos, nas finanças pessoais e até mesmo no lazer.

Para isso é importante lidar com alguns vilões da produtividade, como hábitos e costumes que nos impedem de sermos produtivos.

Vejamos a seguir algumas dicas de especialistas para se manter altos níveis de produtividade:

- Planeje e organize as atividades a serem desenvolvidas: antes de se iniciar o dia ou um período de atividades, tenha claramente o que deverá ser realizado. Se for um número grande de atividades, liste-as e as ordene entre os níveis de prioridade, facilitando assim o início e a continuidade na execução dessas tarefas. A partir do momento que se habituar a realizar esse planejamento diário, pode-se evoluir para planejar a semana e na sequência por que não planejar o mês de atividades?

Aos adeptos da tecnologia, existem planilhas e até mesmo vários softwares de gestão que são voltados ao planejamento pessoal. Para os que prefiram as anotações manuais, as tradicionais agendas são grandes aliadas nesse sentido.

- Mantenha o foco e cuidado com as distrações: ao realizar uma atividade seja ela no trabalho ou em casa, é importante manter a concentração e o foco, pois ao desviar a atenção do objetivo principal perde-se muito tempo e qualidade naquilo que está se realizando.

A tecnologia é uma grande aliada da produtividade, porém se mau utilizada pode se tornar uma grande vilã, afinal alertas de novas mensagem nos chats e redes sociais “saltam aos olhos” a todo instante instigando a curiosidade do usuário. Como alternativa para essa questão, existem configurações que permitem desabilitar esses alertas, e para se manter atualizado, cabe aproveitar os intervalos propícios para isso, como as pausas para lanche ou refeições.

- Faça pequenos intervalos durante atividades complexas: ao contrário do que se possa pensar, produtividade não está ligado a trabalhar ou fazer determinada atividade sem parar, pois esse tipo de atitude poderá provocar exaustão e acabar prejudicando a produtividade. Segundo estudiosos da área é interessante fazer uma pausa a cada 60 ou 90 minutos de atividades ininterruptas. Cabe observar no momento em que está se perdendo o vigor na atividade, faça uma pequena pausa, recarregue as energias e certamente voltará com mais disposição.

Essas são apenas algumas possibilidades de se aproveitar um mundo de oportunidades que está à disposição daqueles que buscam aumentar a produtividade e consecutivamente a sensação de realização e assim conquistar mais do que o esperado.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento