Problemas microeconômicos e macroeconômicos destacados nos noticiários

Notícias divulgadas no dia 14 de setembro no Jornal Televisivo da Rede Globo: Bom Dia Brasil, abordando o tema/problemática sobre microeconomia e macroeconomia.

PROBLEMAS MICROECONÔMICOS E MACROECONÔMICOS DESTACADOS NOS NOTICIÁRIOS

O jornal Televisivo da Rede Globo, Bom Dia Brasil, abriu o noticiário do dia 14 de setembro com ao seguinte tema: Os países emergentes como o Brasil podem ajudar a Europa?[1]

Uma crise mundial que começou há três anos esta mudando todo o cenário econômico, uma vez que todos os países europeus tiveram saltos na dívida dos governos. Para se ter uma ideia, a Irlanda saltou de uma dívida de 25% para 114%. Isso complica a vida de todos. Inclusive o gasto público tem de ser contido. Quem enfrenta esse superendividamento, como Itália, Espanha, Portugal, Grécia e Irlanda, quer que os países emergentes que têm reservas cambiais altas comprem mais títulos desses países europeus. Principalmente eles estão de olho bem aberto nos trilhões da China.

O mesmo Jornal destaca que "não há sinais de que a crise está derrubando a inflação" [2]. Segundo a comentarista, o BC disse na ultima ata do Copom que a economia do mundo iria crescer menos e que isso poderia derrubar preços, mas até agora não há sinais de que a crise está derrubando a inflação, pelo contrário, "O Bom Dia Brasil" mostrou serviços aumentando muito, alimentos e outros produtos estão ficando mais caros. Uma das razões é que secas e enchentes estão reduzindo a produção mundial de alguns alimentos, como trigo e milho.

CONCLUSÃO

Em conformidade com as leituras que realizamos, identificamos que a Macroeconomia é o estudo da estrutura institucional do sistema financeiro e as políticas econômicas de que o governo federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da Economia do país.

Na primeira noticia verificamos que a globalização dos mercados provoca um impacto imediato em nosso dia a dia, no caso especifico, ao afetar o gasto público brasileiro poderemos ter problemas relacionados com o emprego, ou melhor, poderá haver desemprego.

A Microeconomia é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (indivíduos e famílias); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos e é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.

Percebemos na segunda noticia que destaca o aumento de preços de serviços e de alimentos o que irá influenciar diretamente sobre a escolha do consumidor entre os diversos bens e serviços que o orçamento familiar irá permitir adquirir, ou seja, a própria aplicação da Teoria da Demanda.

REFERÊNCIAS

MENDES, Carlos Magno [et al.]. Introdução à economia. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.

[1] Disponível em <http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/miriam-leitao-paises-emergentes-como-brasil-podem-ajudar-europa.html>. 14 Set.2011.

[2] Disponível em < http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/miriam-leitao-nao-ha-sinais-de-que-crise-esta-derrubando-inflacao.html>. 14 Set. 2011

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento