Primeiros passos para seu negócio

Você já pensou em ter o seu negócio próprio? Ou está começando a planejar ele? Então esse artigo é para você, ou até você que já tem seu negócio e possui uma série de dúvidas, o que é normal

Você já pensou em ter o seu negócio próprio? Ou está começando a planejar ele? Então esse artigo é para você, ou até você que já tem seu negócio e possui uma série de dúvidas, o que é normal. Não se assuste.

Uma dica: tenha paciência, no começo é tudo meio confuso mesmo, muita papelada, muitos órgãos públicos, mas tenha calma, não é um “monstro assassino”. Tendo serenidade você verá que as coisas são mais simples do que imagina.

Para se ter um negócio o fundamental é colocar tudo organizado e mensurado no papel. Colocar o que é o negócio, quais os objetivos, qual o investimento e o retorno esperado. Tudo que tiver de idéia escreva, até a quantidade de funcionários que deseja ter.

Após ter isso definido é hora de começar a parte burocrática, a seguir alguns passos que devem ser tomados:

JUNTA COMERCIAL

O primeiro passo é procurar a Junta Comercial do seu estado e levar o carnê do IPTU do imóvel para verificar a viabilidade e se o local de condições para ter a atividade econômica que você deseja. Fique atento, muitos locais que alugam como sendo comerciais, não possuem habite-se. Lembre de colocar no contrato de locação uma clausula, que se não possuir permissão para fazer sua empresa por causa da licença, o contrato será cancelado.

CONTADOR

Tendo isso, o importante é você contratar um bom contador, já que ele te auxiliará com toda a parte de tributação vigente, balanços, contratação de colaboradores. Está parte é de fundamental importância, já que este será seu parceiro para todo e sempre. É bom também contratar um advogado para a empresa, muitos escritórios contábeis já possuem em seu portfólio um profissional da área. Você deve estar se perguntando.

Um Porém antes do próximo passo

Você deve estar se perguntando: Mas toda essa parte de abertura da empresa posso deixar na mão de meu contador e ele irá fazer tudo, certo? Correto e Errado também, explico por que. Por que você não irá conhecer sua empresa a fundo. Claro que o contador é necessário e importante para auxiliá-lo, mas se você não acompanhar todo o processo da sua empresa, me desculpe amigo, já estará começando com uma falha que acredito ser um problema grave das organizações brasileiras, é terceirizar, deixando tudo na mão dos outros e quando alguém lhe pergunta um simples número de CNPJ, você tem que ligar para seu contador para saber, chato isso né?

JUNTA COMERCIAL

Com essa etapa pronta é hora de ir a Junta Comercial de seu Estado para realizar seu Contrato Social, os documentos necessários para realizar toda esta parte burocrática da empresa estão listados aqui. Neste Contrato englobará as informações dos sócios, cotas societárias destes, administração da empresa e o capital social investido. Se você tem alguma dúvida do que é e de como é feito a divisão do Capital Social, não se preocupe, é uma das principais dúvidas na abertura de uma empresa, esse link te dá uma explicação bem a fundo sobre o chamado CS.

RECEITA FEDERAL

Como o Contrato Social pronto, teremos o NIRE – Número de Identificação de Registro de Empresa. Podemos então fazer o CNPJ da empresa onde irá ter informações fundamentais de sua empresa como CNAE (Código de Atividade Econômica), endereço da empresa e lista de atividades que a empresa pode exercer. A lista de documentos necessários pode ser acessado diretamente no site da Receita Federal.

ALVÁRAS

Próximo passo é solicitar o atestado dos bombeiros, onde será pago uma taxa pequena e os mesmos agendaram uma visita ao estabelecimento. Já adianto que saídas de emergência, extintores e placas de sinalização são obrigatórios em qualquer local. Depois disto temos o alvará da Prefeitura, o de funcionamento, sem ele você não pode abrir, e aí você deve estar se perguntando, às vezes demora para sair? Sim, mas não se preocupem antes do alvará principal, eles emitem um provisório que é geralmente de 180 dias (seis meses).

SECRETÁRIA DA FAZENDA

Hora de fazer a inscrição estadual, para realizar o registro de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços), alguns estados já tem a opção de fazer pela Internet. E quais os documentos necessários? Só acessar este link, já mencionado acima que toda esta documentação estará lá

PREVIDÊNCIA

Após todas essas etapas você deverá ir no INSS em no máximo 30 dias para registrar sua empresa la e pegar os tributos devidos a eles no início da empresa, mesmo não possuindo funcionários ainda.

EMISSÃO DE NOTAS

Para a emissão de notas, deverá ir a Prefeitura, se for uma empresa de serviços ou se for uma indústria ou comércio, na Secretária da Fazenda. Importante ressaltar que como estamos já no processo de nota fiscal eletrônica, 99,5% dos softwares que irá colocar na sua empresa, para gerir seu estoque, sua planilha financeira, já tem esta opção para fazer a NF-e, e esse processo é realizado por eles, já que irá precisar de uma série de informações internas do software que você não terá acesso, nem se pedir a eles.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Em muitos casos, clínicas, restaurantes, etc, você irá necessitar de um laudo da vigilância sanitária, que irá ser o mesmo processo dos bombeiros, você pagará uma taxa e será agendado uma visita para verificar o que é necessário e não tem no seu local, também não podemos criar um “bicho de 7 cabeças”. Oriente-se e lembre você pode entrar em contato comigo aqui para qualquer eventual dúvida ou questionamento.

Feito isso temos a parte principal de nossa empresa, que é o nosso ponto? Nosso produto ou serviço? Não, errado, é nossos funcionários, que sempre irei chamar de colaboradores. No próximo artigo que irá estar no ar dentro de alguns dias, vou explicar melhor esta parte, desde como contratar, quais benefícios são obrigatórios ou não, além de atestados que sua empresa deve ter para os funcionários terem uma boa condição de trabalho.

Neste artigo falei de forma bem geral do processo de abertura de uma empresa. Existem centenas de ramos de atividades, cada uma pode exigir algo a mais ou a menos que a outra.

Um forte abraço e sucesso a todos, até a próxima

Thiago Araujo

ExibirMinimizar
aci baixe o app