Presença de empresas na web requer mais atenção aos sites institucionais

Não basta atuar apenas nas redes sociais e deixar de lado o seu próprio website. Responsividade e atualização periódica do conteúdo também são aliadas na conquista de novos prospects para o negócio

É cada vez mais natural a atuação de empresas nas redes sociais como forma de ampliação do contato e aproximação com seus diferentes públicos. A iniciativa é válida, desde que concebida e monitorada da maneira adequada. Porém, é igualmente importante que a atenção com a presença de uma organização na web não se limite ao Facebook, ao Twitter e outras ferramentas semelhantes. Ter um website institucional devidamente alinhado às novas realidades de uso da tecnologia e atualizado periodicamente também impulsiona positivamente o negócio.

Atualmente, grande parte dos internautas prefere usar tablets e celulares smartphones para acessar a internet. O próprio Google já identificou esse comportamento, tanto que recentemente (jun/2015) modificou seus algoritmos para dar mais destaque, durante uma busca, para landing pages com conteúdos responsivos – aqueles que se adequam automaticamente ao tamanho da tela onde foi realizado o acesso. Isso por que, quando acessados de dispositivos móveis (onde o espaço de visualização é menor), os websites não responsivos obrigam o usuário a fazer aquela "pinça" com os dedos para dar e tirar zoom. E isso não é só bem desagradável, como ainda atrapalha a navegação pelas páginas.

Em paralelo, é necessário refletir sobre o que o website institucional apresenta. Manter algo estático, que somente fale sobre a empresa e os serviços oferecidos - isto é, totalmente passivo - acaba sendo desinteressante. Uma forma de ativá-lo é, por exemplo, veicular nele publicações a respeito do segmento e/ou temas relativos ao negócio, sejam elas de produção própria ou até mesmo reproduções (com os devidos créditos). Isso pode demonstrar ao público que a instituição tem conhecimento do mercado, está antenada nas tendências e, não menos importante, mantém seus contatos atualizados. Se forem inseridas opções de compartilhamento desse conteúdo direto nas redes sociais, melhor ainda, pois aí ocorre a integração dos canais de comunicação e uma presença mais completa na web.

Logo, ao posicionar-se de forma estratégica na Internet oferecendo informação, interatividade e facilidade de navegação, aumenta-se a visibilidade do negócio e, possivelmente, a oportunidade de atingir novos prospects.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento