Prepare-se bem para o dia da prova do Enem

Nem é preciso falar que o dia mais importante para quem vem se preparando para alguma prova, é o dia de fazer a avaliação. Nesse artigo trago dicas valiosas para que você esteja bem preparado e não perca todo o tempo dedicado nos estudos por pequenos detalhes

Hoje vou mostrar algumas dicas especiais, para que você fique bem preparado para o dia da prova do Enem. As dicas são válidas para qualquer outra prova, como concurso, vestibular, etc.

Uma coisa muito comum e que afeta muitos candidatos, é que assim que o dia da prova se aproxima, já se sentem estressados ou até mesmo com esgotamento físico. Nem é preciso dizer que isso é péssimo, pois o dia de colocar a prova todo seu empenho nos estudos chegou, e você não está muito bem.

A notícia boa é que existem algumas dicas que podem lhe ajudar e muito, para que fique bem no dia da prova e tire o máximo de proveito dos conhecimentos adquiridos no processo de preparação. Vamos a elas:

Desacelere-se: O período de alguns dias antes da prova deve ser usado para que você desacelere o ritmo empregado até então, isso para que evite chegar ansioso no dia da prova. Nesse período de alguns dias você pode fazer uma revisão, reler os resumos sobre as principais matérias cobradas na prova, e fazer questões anteriores cronometrando o seu tempo. Dica: nesse artigo você pode ver quais são os conteúdos que serão cobrados na prova do Enem.

Descanse: É importante que você descanse de maneira adequada nos dias que antecedem a prova. Durma corretamente, fique um pouco mais de tempo com os amigos e familiares para se distrair e descontrair um pouco. Afinal de contas você precisará estar bem disposto nos dias da prova.

Alimente-se corretamente: A semana que antecede a prova do ENEM não é indicada para que insira novos alimentos em sua rotina, pois não seria nem um pouco interessante passar mal no dia do exame, não é mesmo? Portanto é indicado que se mantenha a rotina alimentar de costume, sempre preferindo alimentos leves e saudáveis.

Importante: no dia da prova não é recomendado que o aluno coma alimentos pesados, pois isso vai fazer que seu metabolismo fique mais lento, o que consequentemente gera sonolência na hora da prova.

Controle o nervosismo e a ansiedade: use os momentos que antecedem a prova para controlar a ansiedade e nervosismo. Você pode fazer isso fechando os olhos durante alguns segundos e respirando lenta e profundamente. Procure nesse momento evitar os pensamentos negativos e de insegurança e para isso tenha pensamentos motivacionais.

Durante a prova foque no que tem mais facilidade: Chegou a hora da prova, você já passou por todas as etapas anteriores e agora tem diante de si um caderno com inúmeras questões. É indicado que você responda primeiro as questões que tem maior facilidade e depois volte para resolver as outras. Você pode seguir a seguinte sequência:

  • Leia e entenda o que é pedido na Redação;
  • Resolva as questões objetivas que tem total conhecimento;
  • Vá para a redação;
  • Para fazer uma boa redação você deve seguir a estrutura – Introdução -> Desenvolvimento -> Conclusão;
    • Dica: neste artigo você encontra um tutorial completo de como fazer uma boa redação.
  • Após terminar a redação volte para as questões objetivas que tinha dúvidas;

Seguindo essas dicas simples você conseguirá obter o melhor resultado possível no dia da prova, pois estará usando o máximo dos conhecimentos adquiridos durante a sua preparação, sem os obstáculos que tanto atrapalham esse momento importante.

Até a próxima e bons estudos!

ExibirMinimizar
aci baixe o app