Preciso reestruturar minha empresa. Como faço?

Entender o conceito é o primeiro passo para uma reestruturação tranquila

Já ouvi e li, por diversas vezes, muitos empresários, falando assim:

- Preciso reestruturar minha empresa!

Nesses momentos, minha mente divaga. Passeia pela pessoa, pelo ambiente, pelos colaboradores, enfim, faço um mapa mental, tentando entender o que eles querem passar com essa informação, ou melhor, me ponho a pensar: será que eles entendem o conteúdo implícito nessa mensagem?

Creio que, na maioria das vezes, realmente eles não entendem.

Como eu gosto muito de estudar o significado das palavras, é interessante saber, em primeiro lugar, o que significa Estruturar.

Estruturar = organizar.

Ok, então se eles querem reestruturar, isso significa, que a ideia principal é organizar de uma maneira diferente, organizar de novo.

Ai que esta a questão: geralmente as empresas não estão estruturadas, o que torna difícil a reestruturação.

O trabalho é árduo mas, não é impossível, há de se começar do zero.

Primeiro, estruturar, depois reestruturar. Primeiro organizar, depois reorganizar.

Mas, não se pode partir de cara para a "reestruturação"?

Não dá, é necessário entender como a empresa foi gerida até o ponto de mudança, até o momento onde houve esse sentimento de necessidade de sair da zona de conforto.

Reestruturar não é esquecer o passado e virar a pagina, é, sim, perceber que alguns processos funcionaram e podem ter dado certo, e, que muitas vezes, só precisam de um pequeno ajuste de rota.

Reestruturar é conhecer as pessoas que trabalham na sua empresa, suas habilidades, as funções que desempenham, se há como remanejar, o organograma, a missão, enfim, conhecer a Estrutura Organizacional , que quando bem desenhada, pode se tornar um grande diferencial competitivo.

Quando a empresa consegue adequar sua Estrutura Organizacional às necessidades do mercado onde atua, com certeza terá mais sucesso.

Fica aí embaixo uma frase para meditação, e aposte na experiência de seus colaboradores.

Até a próxima postagem.

"No mundo dos negócios todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois." - Harold Geneen.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento