Precisamos desmistificar o empreendedorismo

Reflexão sobre ser ou não empreendedor dentro da realidade profissional de cada um.

Precisamos desmistificar o Empreendedorismo Você se considera Empreendedor ? Sabe o que é Empreendedor Corporativo ?
Há algum tempo venho estudando sobre o tema Empreendedorismo, e todas as faces que esse tema pode representar. O que mais tenho visto como definição da palavra é : pessoas inovadoras e inventoras, altamente focadas em resolver problemas ou melhorar de alguma maneira a rotina das pessoas, segundo Timmons (citado por DOLABELA, 2006), “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20".

Mesmo com tais definições precisamos desmistificar o mito da palavra EMPREENDEDORISMO, pois quase todos os caminhos nos levam a acreditar que para ser empreendedor precisamos ter nosso próprio negócio, ou reiventando a roda! De fato precisamos sair do status quo, e fazer a mudança necessária em nosso ecossistema empresarial e social, sair da zona de conforto e questionar algumas definições e resultados, faz parte desse processo empreendedor. Entretanto, esse comportamento empreendedor não necessariamente está vinculado à um fundador de App ou Startups, com todo o respeito e reconhecimento aos empreendedores oriundos desses seguimentos, mas o comportamento empreendedor também está ligado aos brilhantes empreendedores Corporativos, ou seja, aqueles que acreditam nos sonhos dos outros de tal maneira que fazem a revolução acontecer para que esse sonho se torne realidade.

Tome como exemplo os grandes líderes de empresas mundiais centenárias, que não criaram a primeira ideia de negócio ou criaram o produto principal da empresa, mas levam a missão de fazer esses negócios acontecerem. O empreendedor corporativo é aquele colaborador com comportamento e Mindset focados em melhorias e resultados, quebram paradigmas e contribuem para o crescimento das empresas e expansão do mercado. É sem duvida aquele colaborador que faz a diferença na vida da organização e das pessoas em seu entorno. Não ser o dono do negócio, ou simplesmente ter carteira assinada e receber férias não te faz menos empreendedor. Acredito que existam fases profissionais diferentes, fases que fazem amadurecer e reconhecer melhor as oportunidades, e trabalhar para uma corporação pode ser sua melhor fase de aprender com pessoas acima da média para depois iniciar seu negócio.

Portanto, precisamos mudar nossa maneira de encarar o empreendedorismo e nos enxergar dentro dele, afinal certamente contribuímos de alguma maneira com essas mudanças e avanços.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento