Viva o seu prazer

Talvez milhares de informações externas que favorecem a sensação que muitos de nós associamos ao prazer, até porque culturalmente estamos treinados a colocarmos a referência da sensação fora do nosso ser. É possível que a sua mente lembre-se de lugares, comidas, pessoas e diversas referências externas de momentos em que você pôde desfrutar da sensação fantástica de prazer.

Agora se fosse solicitado a você que se concentrasse em seu ser e buscasse as fontes de prazer internamente, como se o seu guia fosse sua experiência única de prazer, considerando que só você sabe a intensidade e amplitude de sua sensação, como faria? Quando recorremos ao dicionário, a definição desta palavra de sonoridade envolvente, diz que: “Sensação agradável que alguma coisa faz nascer em nós", como se a razão do prazer estivesse sempre fora do nosso ser.

Acredito que isso tem haver também com o nosso treino de anos a fio sem a possibilidade de sentir prazer sem culpa, como se esse sentimento estivesse quase sempre associado a rompermos com algo que nos prende, evitando assim qualquer tipo de devaneio ou encantamento que pareça te deixar sem a capacidade de decidir o que de fato quer. Quando a fonte de nosso prazer está fora do nosso ser, é como se no momento em que vivenciamos essa magnífica sensação também ficasse nas mãos do outro.

Como seria sua vida se você descobrisse que a fonte de prazer está dentro do seu ser? Sei que esse papo pode parecer como diz um amigo, filosófico demais, ou viajante em excesso, entretanto, a minha proposta é tornar isso o mais real possível, quando seu cérebro assume essa atitude seus pensamentos são automaticamente influenciados de uma forma decisiva, tornando sua vida mais simples e prazenteira.

O seu cérebro aprendeu a dar o significado de prazer para as experiências que foram vivenciadas já com essa intenção, ou onde você desfrutou de algo tão impressionante que o melhor foi colocar na categoria de prazer. Agora se você parar e pensar que o evento é simplesmente um fato que acontece e que você pode atribuir o significado que desejar talvez seu universo de prazer se amplie com uma dose extra de velocidade.

Vamos pegar uma experiência simples que muitos colocam na categoria de prazer ao ato de alimentar-se, muitas pessoas vivenciam esse ato como uma fonte promissora de prazer, agora o que dá prazer de fato é o significado que se atribui ao alimento. Quando se acredita ser proibido comer o alimento por achar que irá engordar, a dose de prazer pode aumentar para alguns, o que torna poder comer o alimento uma ação de alto prazer.

Esse mecanismo se aplica a diversos comportamentos, normalmente com um significado que permite a vivência da sensação de prazer como se para acontecer fosse fundamental a existência de um estímulo externo. Agora, se você quer ter a liberdade para vivenciar as experiências da vida com mais intensidade e em equilíbrio com seu ser, imagine que você é um Ser Humano que tem o prazer dentro de si: você só pode sentir todo o prazer que sentiu até hoje por ser alguém que tem essa possibilidade dentro da sua essência.

Quando o seu cérebro se organiza para reconhecer que o prazer é uma possibilidade que acontece dentro de você, enquanto acorda e pensa no seu dia, ou enquanto se banha e sente a água tocando sua pele, percebe que a vida está presente em cada pequeno movimento: essa condição torna-se uma constante.

A Programação Neurolinguística é uma metodologia que tem como premissa munir o ser humano de toda a força que seu talento tem para construir uma vida plena. Atua com essa estratégia há muitos anos e sei que é totalmente possível acessar seu talento para ter a vida que deseja ter. Pense em tudo hoje que está lá fora e que te oferta prazer, depois de pensar liste o significado que atribui para cada fonte externa.

Com essa informação reconheça que você é uma fonte de prazer para sua vida. Comece a brincar com a sensação deslocando-a para vários momentos da sua vida em que se dá conta de que pode sentir a mesma sensação diversas vezes. Viva o seu prazer!

ExibirMinimizar
Digital