Práticas Essenciais

Lendo o Trabalho de Conclusão de Curso do meu marido, Cristiano Galvão – excelente profissional de TI, me deparei com os ensinamentos do Thomas S. BATEMAN, autor do livro: Administração: Construindo vantagem competitiva.

Veja abaixo as definições de BATEMAN para as quatro práticas essenciais utilizadas pelos Administradores e as Empresas:

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Qualidade - As expectativas dos clientes sobre um produto ou serviço devem ser atingidas e excedidas. Os administradores devem assegurar atratividade, ausência de defeitos, confiabilidade e segurança em tudo o que a organização produz.



Custo - Os bens e serviços devem conter valor a preços que o cliente esteja disposto a pagar. Para atingir esse objetivo, os administradores devem manter os custos sob controle, a fim de permitir que a empresa estabeleça preços justos, que cubram os custos e realizem lucros.



Inovação - Os administradores devem empenhar-se constantemente para criar rapidamente novos bens e serviços competitivos que os clientes valorizem. Essa prática é a chave para estar à frente dos concorrentes.

Velocidade - As organizações devem responder às necessidades do mercado rapidamente, lançando antecipadamente novos produtos; entregando rapidamente as encomendas aos clientes; e atendendo prontamente aos pedidos dos clientes.
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São práticas simples, mas que fazem total diferença no atendimento ao seu cliente externo. Basicamente é isso que nossos clientes sempre procuram: um produtor inovador, com excelente qualidade, ao menor custo e que seja entregue o mais rápido possível no endereço estipulado.

Mas se a sua empresa pecou em algum item, como por exemplo, não entregou o produto na hora determinada, o preço cobrado pelo produto está acima do praticado pelo mercado, o produto chegou ao cliente com algum tipo de defeito, entre outras falhas; sempre deverá ser revista estas quatro práticas.

É como Thomas Bateman escreveu: “As expectativas dos clientes sobre um produto ou serviço devem ser atingidas e excedidas.”

A forma como a sua empresa lida com os problemas, pode ser um diferencial.
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