Potencialidades do coaching para executivos

Um dos objetivos do coaching para executivos vai ao encontro de uma das suas principais necessidades, ou seja, alavancar resultados! Este artigo apresenta conceitos sobre o coaching executivo e demonstra os benefícios desse nicho.

Executive Coaching está relacionado ao mundo corporativo, desenvolvimento de empresas, organizações e pessoas em cargos de liderança e tem como um dos seus principais objetivos ajudar Executivos a alavancarem seus resultados.

De acordo com a maioria das definições encontradas, o Coaching de Executivos atua no indivíduo as características essenciais para influenciar a organização. Para Block, Mendes e Visconte (2012) o Coaching atua como instrumento para desenvolver gaps de competências nas pessoas que a organização quer reter. Para o autor, o processo de Coaching Executivo é aplicado para que haja não apenas desenvolvimento profissional, mas também desenvolvimento pessoal do indivíduo, com o objetivo de desenvolver sua capacidade de liderança.

Agora com relação ao uso do Coaching para o desenvolvimento da liderança dos Executivos, segundo Flávio Souza - CEO da Você Vencedor Soluções Empresariais, trata-se de um processo estruturado (focado) em desenvolvimento e formação de líderes e também no desenvolvimento de competências comportamentais de liderança. Convergidos em metas e objetivos claros e consistentes, alinhados a estratégia e demanda da sua função, cargo e empresa. Com o Coaching obtém-se o melhor desempenho profissional, pois talentos e qualidades são potencializados, além de identificar o que emperra o desenvolvimento do Coachee (cliente) e, influenciando diretamente sua produtividade e resultados. O Executivo estará capacitado a administrar melhor seu tempo, reconhecer seus valores mais profundos e estar em harmonia com eles, o que terá um efeito muito positivo na empresa, podendo representar um aumento significativo na sua satisfação e resultados no trabalho.

Sobre o aumento da performance, o Coaching Executivo é definido como aquele que tem por objetivo destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional. O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da pessoa ou equipe pelo questionamento profundo em que eles identifiquem e removam obstáculos de desempenho. É a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.

Esse processo também tem como objetivo fazer com que os Executivos e seus times funcionem efetivamente no que tange à colaboração entre membros da equipe, alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa e entre os indivíduos da equipe, qualidade do trabalho realizado e com o melhor retorno financeiro possível para a organização.

Estudiosos apontam um aumento de 30% na produtividade da equipe gerida por um Executivo que tenha vivenciado um processo de Coaching, pois, além de uma melhora no ambiente trabalho, aumenta a satisfação com o mesmo e por consequência ocorre uma redução no turnover daquele time.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento